Barreiras: CAPS AD emociona moradores e profissionais de saúde com a Cantata de Natal 2020Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


10 de dez. de 2020

Barreiras: CAPS AD emociona moradores e profissionais de saúde com a Cantata de Natal 2020

 

Emoção, sentimento natalino, muitos sorrisos, música e integração. Assim estão sendo marcadas as apresentações da “Mensagem Cantada Saúde Mental” dos servidores e usuários atendidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD, que desde segunda-feira (07) estão visitando os Postos de Saúde da Família e Unidades de Saúde do município. Nesta manhã de quinta-feira (10), o grupo se apresentou nas Unidades de Saúde do bairro Vila Rica, levando a musicalidade para o PSF 09 – Antônio Lucio Peixoto, PSF 10 Clara Cecília Fernandes, Unidade de Saúde Antônia Zélia, Unidade de Saúde Hans Werner na Vila Amorim e finalizaram na Unidade Martina Clara Batista Máximo, em Barreirinhas.

Essa ação de interatividade social é realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, mantenedora do CAPS AD desde 2018. Formada por sete pessoas, inclusive servidores do CAPS, o projeto de Cantata de Natal conta com a participação especial do músico Nilton Pereira da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio e o musicoterapeuta do CAPS, Marco Antonio. O objetivo de levar arte e música aos profissionais de saúde, à comunidade e mostrar que é possível o tratamento de forma terapêutica.


A técnica de enfermagem Lúcia Valéria salientou que o espírito natalino nesse momento é um acalentador e desperta a solidariedade. “A pandemia causou uma mudança no comportamento humano, hoje não tocamos o outro, não abraçamos e ainda existe o fator do medo de contrair o vírus, principalmente para os profissionais de saúde que lidam diretamente com pessoas suspeitas da doença. Então, esses momentos são para descontrair e lembrar dos encontros familiares e solidariedade”, disse. 

O projeto está sendo acompanhado pela coordenadora de saúde mental, Denny Samper que explicou que a Cantata é um momento de inclusão e relaxamento, inclusive para os profissionais de saúde nesse momento da pandemia do Novo Coronavírus. 


“Nada melhor que iniciar o mês natalino com esse trabalho de inclusão e valorização com a presença dos usuários do CAPS, servidores da saúde e pacientes que aguardam atendimento. Nossa meta é visitar todas as unidades de saúde nos bairros e comunidades, além da Prefeitura e espaços públicos. Nossa cantata leva o abraço e homenagem a todos servidores da saúde, mostrando nosso agradecimento”, afirma Denny.


A programação da Cantata se estende até o dia 21 de dezembro. Na segunda-feira (14), o grupo se apresentará no Hospital Municipal Eurico Dutra e Posto de Saúde Herculano Farias. 




Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário