Secretaria de Saúde de Barreiras atende pacientes da região Oeste que fazem tratamento de glaucoma em parceria com a SESABBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


28 de jan. de 2021

Secretaria de Saúde de Barreiras atende pacientes da região Oeste que fazem tratamento de glaucoma em parceria com a SESAB

 

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), realiza até a próxima sexta-feira (29), atendimento e acompanhamento de pacientes que fazem tratamento de glaucoma. Os atendimentos acontecem no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida no bairro Morada Nobre, e na manhã desta quarta-feira (27), os pacientes da zona rural de Barreiras foram acompanhados por médicos oftalmologistas e receberam medicamentos.


O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que pode provocar lesões no nervo óptico que, quando não tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Em Barreiras, na quarta e quinta-feira, serão atendidos 306 pacientes que fazem tratamento específico de glaucoma, e na sexta-feira (29), serão acompanhados os pacientes dos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Angical, São Desidério e Baianópolis.

De acordo com o secretário de saúde de Barreiras, Melchisedec Neves, que esteve nesta tarde de quarta-feira acompanhando os atendimentos, todos os pacientes que fazem tratamento de glaucoma no município são acompanhados nas unidades pelas equipes de saúde.


“Essa parceria com a SESAB acontece todos os anos, mas em 2020 devido a pandemia os atendimentos no Oeste foram suspensos e agora conseguimos atender esses pacientes logo no início de 2021. Nossas equipes que atuam nas unidades de saúde, coordenadas pela Atenção Básica do Município, fazem o monitoramento desses pacientes frequentemente. O glaucoma não tem cura, mas tem tratamento, por isso é necessário esse acompanhamento”, pontuou. 


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário