Amamentação e laços maternos: Grupo de trabalho de aleitamento materno do HO provê constante treinamento à equipe e orientação às mãesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de fev. de 2021

Amamentação e laços maternos: Grupo de trabalho de aleitamento materno do HO provê constante treinamento à equipe e orientação às mães

 

O toque, o colo e o aconchego podem definir quão sublime é o momento da amamentação. O vínculo mais próximo entre mãe e filho logo após o nascimento. O apego forte e seguro com a mãe é crucial para que, no futuro, ele possa estabelecer relações saudáveis e seguras com outras pessoas. Embalada nesse sentimento, Taíse da Silva, mãe de primeira viagem da pequena Helena, não abre mão do aleitamento. “Vou amamentar minha filha o máximo de tempo que eu puder. Sei que fará bem para a saúde dela no futuro”, comentou.


Além do aspecto emocional, o leite materno é o melhor alimento para o bebê, evitando inclusive o surgimento de algumas doenças. Pensando na conscientização sobre a importância da amamentação, o grupo de trabalho de aleitamento materno do Hospital do Oeste, formado por enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, médicos e fisioterapeutas, fixou quadros explicativos na clínica obstétrica e realiza semanalmente treinamentos com a equipe da assistência, além de ir nos leitos e orientar as mamães da unidade.

“Desde que os treinamentos começaram a ser implantados, houve uma redução da utilização de leite artificial na unidade. Há dias em que conseguimos manter a clínica obstétrica com 100% de recém-nascidos em aleitamento materno exclusivo”, comemorou Bianca Freitas, coordenadora de nutrição da unidade.


Você sabia? Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para todas as crianças e pode garantir o desenvolvimento saudável do bebê até os dois anos de vida. Apesar de não haver um consenso em relação ao tempo ideal de amamentação, é sabido que o aleitamento é muito importante para a boa saúde da criança.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom HO

Nenhum comentário:

Postar um comentário