Nova variante genética de coronavírus é detectada no Oeste da Bahia por cientistas da UFOBBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


18 de fev. de 2021

Nova variante genética de coronavírus é detectada no Oeste da Bahia por cientistas da UFOB

 

Um estudo coordenado pelo Prof. Jaime Henrique Amorim, do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), detectou, por meio de sequenciamento genético, uma nova variante genética do coronavírus causador da COVID-19. O estudo foi conduzido pela estudante de doutorado Josilene Ramos Pinheiro, em parceria com os professores Fernando Melo e Bergmann Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB).

O estudo consistiu no sequenciamento de genoma completo de mais de 40 coronavírus detectados de maio de 2020 a janeiro de 2021 em pacientes de diversas cidades do Oeste da Bahia. As amostras foram agrupadas por trimestre. No último trimestre foram detectados dois coronavírus pertencentes ao variante P2, identificado pela primeira vez no Rio de Janeiro. Este variante possui uma mutação na posição 484 da proteína S, de superfície, que confere maior capacidade de transmissão e de escape da resposta imunológica. A primeira detecção aconteceu em 17/12/2020, em amostra de paciente da cidade de Santa Rita de Cássia. A segunda foi detectada em 18/01/2021, em amostra de paciente da cidade de Barreiras. Em ambos os casos, os pacientes tinham cinco dias apresentando sintomas.


Os pesquisadores investigam, em parceria com autoridades de saúde locais, se a transmissão já ocorre de forma comunitária. E continuam o monitoramento de variantes genéticos do coronavírus. O estudo tem financiamento FINEP, MCTI e CONSID.



Fonte: Blog Bahia  / Fala Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário