CAPS AD III realiza treinamentos nos postos de saúde de Luís Eduardo MagalhãesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de abr. de 2021

CAPS AD III realiza treinamentos nos postos de saúde de Luís Eduardo Magalhães

  

A equipe do CAPS AD III de Luís Eduardo Magalhães tem realizado uma série de treinamentos nos postos de saúde do Município. A unidade é especializada em atender pessoas dependentes de álcool e outras drogas, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente, buscando sua reinserção social.


“Estamos fazendo esse treinamento nas unidades de saúde, tanto da zona urbana, quanto da zona rural, com os médicos, enfermeiros e agentes de Saúde, no intuito de informar a população dos serviços oferecidos pelo CAPS. Eles fazem essa ponte com a gente”, contou a psicóloga Adriana Azevedo. 


“O serviço é portas abertas, então não precisa de encaminhamento nenhum. Se o paciente tiver resistência, o próprio familiar pode vir antes, a gente pode oferecer esse atendimento para o familiar ou alguém próximo, até que ele se sinta mais à vontade”, explicou. 


A unidade de saúde possui uma equipe multiprofissional, formada por um psiquiatra, quatro psicólogos, uma médica clínica geral, um nutricionista, além da equipe administrativa. Há sempre um psicólogo de prontidão para realizar o atendimento aos pacientes. 


“Sempre vai ter um psicólogo disponível para a hora que o paciente chegar, porque sabemos que esses pacientes são bem resistentes. Então não tem como ele vir e marcar para amanhã, para daqui há 15 dias, tem que ser na hora que ele decidir”, destacou a psicóloga. 


A equipe também realiza o atendimento na casa do paciente. “Realizamos também busca ativa, a gente vai na residência. Para entender a realidade dele, e tentar conduzi-lo para aderir ao tratamento”, contou. 


O CAPS AD III funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e fica localizado na Praça Arnaldo Horário Ferreira, quadra 11, Lote 07 (atrás da UPA). No mês de abril, já foram atendidos 110 pacientes.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário