Semana do Cerrado será realizada em Barreiras tendo como foco os cuidados com o Rio GrandeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


2 de set. de 2021

Semana do Cerrado será realizada em Barreiras tendo como foco os cuidados com o Rio Grande

 


Para comemorar o dia do Cerrado, 11 de setembro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade preparou uma semana de atividades focadas na preservação do Rio Grande. Com o tema “Rio Grande, eu amo, eu cuido”, de 08 a 14 de setembro ações em parceria com instituições serão desenvolvidas buscando, além de celebrar o Dia do Cerrado, promover a interação dos participantes e o fortalecimento de práticas sustentáveis e preventivas no Rio Grande.


“A proposta visa promover e conscientizar a sociedade local sobre uso sustentável de recursos naturais em nosso bioma Cerrado, com ênfase na preservação do Rio Grande e seus afluentes, um patrimônio que faz parte do dia a dia do barreirense, mas que nem sempre é tratado com o respeito que merece”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Júnior.


Entre as atividades que serão desenvolvidas estão mutirões de limpeza e de desassoreamento do leito do Rio Grande, ambos em trecho urbano. Ainda, a recuperação ambiental de uma nascente no Povoado Água Branca, no Barrocão de Cima. O mutirão de limpeza será realizado com o apoio de barcos e mergulhadores, que irão recolher os resíduos sólidos. Todo material coletado será exposto na Praça Landulfo Alves, com objetivo de promover a sensibilização, conscientização e educação ambiental da população.


Parceiros - Integram a programação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte; Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA); Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBAMA) através do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO); o 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17ª GBM); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG); Associação de Pescadores; Clube Náutico e o Grupo de Mergulho Amigos da Pesca.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário