Barreiras: Secretaria de Meio Ambiente e Codevasf lançam 15 mil alevinos nos Rios Grande, de Ondas e Ribeirão Boa SorteBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


15 de out. de 2021

Barreiras: Secretaria de Meio Ambiente e Codevasf lançam 15 mil alevinos nos Rios Grande, de Ondas e Ribeirão Boa Sorte

 


Um peixamento com 15 mil alevinos foi realizado em Barreiras, na manhã desta quinta-feira (14), em uma ação da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Os peixes foram lançados no Rio Grande, Rio de Ondas e no Rio Ribeirão Boa Sorte, localizado na comunidade do Bezerro.


Os pontos da soltura que introduziu o peixe piau verdadeiro, espécie nativa encontrada com facilidade nos três rios, foram acompanhados pelo secretário de meio ambiente e sustentabilidade, Demósthenes Júnior, médica veterinária Walkyria Pignata, assistente técnico e engenheiro de pesca, Rodrigo Souza, também pelo educador ambiental, Ronaldo Ursulino. A produção dos alevinos foi realizada pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique.

“Esse trabalho realizado pela Codevasf faz parte do programa de revitalização das bacias do Rio Grande e afluentes do Rio São Francisco e estamos junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade fazendo a revitalização do Rio de Ondas e a soltura desses alevinos hoje tem como objetivo principal o repovoamento dos rios, reintegrar a nossa bacia com peixes nativos”, destacou a médica veterinária Walkyria Pignata.


No Rio de Ondas, cinco mil alevinos foram soltos na Fundação Mundo Lindo. Para o presidente da Fundação, Deusdete Souza Santiago, além das funções econômicas e sociais, essa ação representa também uma ação educativa positiva. “A Secretaria de Meio Ambiente juntamente com a Codevasf demonstra com essa atitude, uma ação na prática que interfere positivamente na vida de todos os munícipes. No próximo mês já estaremos entrando no período da piracema e tenho certeza que a soltura desses peixes hoje será eficaz”, pontuou.

Já no Rio Ribeirão Boa Sorte, a soltura de mais três mil alevinos aconteceu na barragem Claro Xavier de Lima, na comunidade Bezerro e na Barragem Mantiqueira, que foi também acompanhada pelos moradores da comunidade e do presidente da Associação dos Produtores Rurais da Mantiqueira, José Adivan. Para o secretário Demósthenes Júnior, além da manutenção da biodiversidade o repovoamento da espécie nativa tem entre seus objetivos, elaborar e executar projetos de recuperação hidroambiental e o desenvolvimento da biodiversidade através do Termo de Cooperação Técnica firmado com Codevasf.


“Nessa primeira etapa soltamos 15 mil peixes nativos nas margens dos Rios Grande, de Ondas e Ribeirão Boa Sorte, na barragem do Bezerro e Mantiqueira, fruto de uma parceria com a Codevasf firmado através do Termo de Cooperação Técnica. Além do cunho ambiental e social, essa ação tem um cunho econômico porque favorece também as comunidades ribeirinhas que vivem da pesca. Outras espécies como curimatã e pacamã estão em produção e assim que estiverem aptas para o repovoamento, faremos novamente esse procedimento de manejo e repovoamento dos rios”, disse o secretário.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário