Subcomandante da CIPE Cerrado conclui I I Curso de Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições FinanceirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


27 de nov. de 2021

Subcomandante da CIPE Cerrado conclui I I Curso de Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições Financeiras

 

Na tarde de ontem, sexta-feira, 26, por volta das 16h, o Cap PM Jeferson Pio, Subcomandante da CIPE/Cerrado, concluiu o I Curso de Primeiras Respostas em Crimes Contra Instituições Financeiras - CPRCCIF. O curso foi realizado nas dependências da CIPE/Central entre os dias 22 e 26 de novembro.

A solenidade de conclusão do curso foi presidida pelo Exm.º. Sr. Cel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, Comandante Geral da PMBA. O curso que é um produto inédito para a Segurança Pública baiana, é pioneiro também entre as unidades federativas.

Durante o curso os alunos foram apresentados a diversos temas atinentes à atividade que agora são multiplicadores, tais como:

- Protocolos de 1ª Respostas;
- Modalidades de Crimes;
- Intervenção inicial em sinistros com artefatos explosivos;
- Balística Veicular;
- Noções básicas de Inteligência;
- Instruções Técnicas Individuais e Coletivas;
- Planos de Defesa Emergencial;
- Fundamentos de Tiro de Combate;
- Preservação de local de Crime e Cadeia de custódia;
- Geolocalização;
- Identificação Veicular;
- Técnicas de Combate Motorizado Rural;
- Deslocamento em Rodovias e estradas para pontos de observação;
- Sinistros a carro forte em vias intermunicipais;
- Operação Simulada

O Curso, que foi iniciado com 22 policiais militares, pertencentes às 11 CIPES da PMBA, encerrou as atividades letivas com a realização de uma grande Operação Simulada, que contou com a participação de diversas unidades da instituição, e teve a supervisão do COINT, CPE e CPRSO. Essa atividade inovadora e precursora servirá para a sistematização de doutrina com base real em vivências nas Respostas aos Crimes Contra Instituições Financeiras.



Fonte: Blog Bahia  / Cipe Cerrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário