LEM: Centro de Acolhimento do POP RUA já está em funcionamentoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de dez. de 2021

LEM: Centro de Acolhimento do POP RUA já está em funcionamento

 

Com o objetivo de abrigar e cuidar da população em situação de rua, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, inaugurou neste sábado (11), o Centro de Acolhimento (POP RUA). 

Histórias

Matheus, Natural de Santa Terezinha, município baiano localizado a mais de 700 km de distância de LEM, encontrou abrigo junto ao Programa. 

"Cheguei em Luís Eduardo e fui muito bem recebido por toda a equipe do POP RUA. A gente percebe o amor muito grande pela humanidade. Aqui tem cama confortável, tem comida, banho", contou. 

Estrutura

O Centro POP RUA tem capacidade para acolher provisoriamente 20 pessoas, com os serviços de resgate de vínculos familiares, sociais e comunitários. 

O coordenador do Programa, o assistente social Marcelo Firme, falou das características das pessoas que acabam em situação de rua no município. 

"Nós recebemos pessoas de diversos lugares em busca de oportunidade e acabam à margem da sociedade por não terem qualificação e local de moradia. Por isso a importância do POP RUA, acolher provisoriamente essas pessoas, até que se estabeleçam". 

Missão

A titular da pasta responsável pelo Centro, Scheilla Bernardes falou do propósito do espaço. 

"A missão da Assistência Social é cuidar e acolher e nós temos consciência que estamos em um município com uma população fixa, mas também tem uma população flutuante. As pessoas que residem em logradouros públicos, estão em situação de rua. Então nasce nessa gestão o POP RUA, atendimento a população em situação de rua. Para o cuidado e acolhimento de homens, mulheres, crianças". 

A unidade já está  em funcionamento, na Rua Flamboyant n° 731, no bairro Jardim das Acácias. 

"Hoje inauguramos a casa do Programa POP RUA. Os atendimentos do Programa iniciaram em fevereiro e já atendemos mais de 2 mil pessoas.  Isso é muito gratificante para a nossa gestão. Quero agradecer a toda equipe do POP RUA e a nossa secretária Scheilla Bernardes pelo empenho para que a casa se tornasse uma realidade", concluiu o prefeito Junior Marabá. 

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia, a primeira-dama, Cinthya Borges; a secretária de Esporte, Vânia Cenci. O diretor de Cultura e Turismo, Carlos Gramacho; o diretor de Promoção Social, Diego Alves de Souza. 

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi; o presidente da AMMA, José Carlos; o presidente do Cativar, Pastor Djalma, representante do Missão Vida, Pastor Josias e do Rotary Club, Eduardo Motta. 

O Subtenente da CIPE/CERRADO, Cezar e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), João Batista. 

Representando a Câmara de Vereadores, Daiana Faedo, Raimundo Nacional, Adelar Capellesso e Cristiano Reis.




Fonte: Blog Bahia  / Ascom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário