Arboviroses: Secretaria de Saúde de Barreiras reforça ações contínuas no combate ao mosquito Aedes aegyptiBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


11 de jan. de 2022

Arboviroses: Secretaria de Saúde de Barreiras reforça ações contínuas no combate ao mosquito Aedes aegypti

 

Durante toda a semana, equipes do Centro de Controle de Zoonoses mantém o trabalho de vigilância contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, em Barreiras. Além das ações desenvolvidas a partir das notificações por moradores, atividades adicionais de fiscalizações, educativas e o controle químico com máquina costal estão sendo feitas pelas equipes nos bairros do município.

Nessa segunda-feira (10), o trabalho de casa em casa foi realizado nos bairros de Barreirinhas, Vila Amorim e Novo Horizonte. Já nesta terça-feira (11), as equipes de endemias se concentram nos bairros Barreiras Sul, Cidade Nova, São Miguel, Boa Sorte e no Centro da cidade.

Nesse período de maior incidência de chuva a população pode redobrar os cuidados individuais, colaborando no combate efetivo para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, como por exemplo, manter os reservatórios de água fechados, deixar objetos que possam acumular água na área externa da casa e ainda manter o quintal limpo. Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, essas visitações domiciliares fazem parte do fortalecimento das medidas de prevenção e promoção à saúde.

“O trabalho e o controle das arboviroses é realizado diariamente pelos 93 agentes de endemias. Estamos no período chuvoso no município e em toda região, o que aumenta as chances de proliferação do mosquito, dessa maneira pedimos que a população receba os agentes e faça, principalmente, a sua parte. Além do papel educativo orientando a população, estaremos nesses bairros durante toda semana, realizando vistorias nas residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais em busca de eliminar focos endêmicos”, destacou Dorimar Almeida.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário