PRF apreende carga de agrotóxicos sem nota fiscal no oeste da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de fev. de 2022

PRF apreende carga de agrotóxicos sem nota fiscal no oeste da Bahia

 

Na noite deste sábado (12), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização de combate a criminalidade no Km 800 da BR 242, em Barreiras (BA), quando abordou uma caminhonete Saveiro, com placas de Manaus (BA).

Inicialmente, os PRFs solicitaram os documentos de porte obrigatório e notaram que no compartimento de carga havia uma grande quantidade de galões, frascos e sacos de defensivos agrícolas (inseticida) comumente utilizados na lavoura.

O motorista relatou que comprou as mercadorias na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA) por 1.800 reais. Ele não apresentou a nota fiscal da carga transportada.

Dada às circunstâncias o motorista, o veículo e a carga ilegal foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais. Ele poderá responder pelo crime previsto no art. 56 da Lei 9.605/1998 (Crimes Ambientais): Produzir, comercializar, transportar, ter em depósito produto ou substância tóxica, em desacordo com a legislação pertinente.

Por não serem registrados no Brasil, os defensivos agrícolas ilegais não seguem as diretrizes e exigências do Ministério da Agricultura, do Ibama, da Anvisa e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária. Por isso, representam prejuízos ao agricultor pela baixa eficácia, além de causar danos ao meio ambiente, à saúde do aplicador e do consumidor.


Fonte: Blog Bahia  / PRF BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário