PRFs socorrem bebê engasgado em Luís Eduardo Magalhães Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de fev. de 2022

PRFs socorrem bebê engasgado em Luís Eduardo Magalhães


Na noite de ontem (22), policiais rodoviários federais prestaram auxílio a uma família que se encontrava em situação de desespero na rodovia, em razão do seu bebê apresentar sintomas de engasgamento.

A ocorrência teve início quando a equipe PRF realizava uma ronda preventiva na altura do quilômetro 870 da BR 242, em Luís Eduardo Magalhães, quando foi parada por um pai desesperado, informando que seu filho recém-nascido havia se engasgado.

De imediato, os PRFs perceberam que se tratava de uma situação de emergência e quando se aproximaram, observaram que o bebê estava com obstrução das vias aéreas, sem conseguir respirar.

Um dos policiais iniciou os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, executando manobras de primeiros socorros (Heimlich), desobstruindo as vias aéreas do bebê.

Logo após os primeiros cuidados, o bebê foi escoltado por uma viatura da PRF e transportado a um hospital, onde foi recebido por profissionais de saúde para dar continuidade ao salvamento da bebê, através de um atendimento médico especializado.

Após o susto, os familiares agradeceram os cuidados dispensados na condução do ocorrido. É a PRF estando sempre à disposição para prestar um serviço de excelência à sociedade.

Você conhece a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

No caso de bebê que sofra engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, o primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 leves palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.



Fonte: Blog Bahia / PRF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário