Barreiras avança na regularização fundiária de assentamentos ruraisBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


18 de mar. de 2022

Barreiras avança na regularização fundiária de assentamentos rurais

 Técnicas da Secretaria de Agricultura e Tecnologia participaram de capacitação sobre as ações do Programa Titula Brasil


Como parte do acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Barreiras e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com foco na regularização fundiária dos Assentamentos Rio de Ondas e Ilha da Liberdade, uma nova etapa de capacitação foi realizada por duas profissionais da secretaria nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), na sede do Incra, em Salvador. Representaram Barreiras a subsecretária de Agricultura, Manuela Maia e a diretora Ingrid Karen, ambas integram a coordenação do Titula Brasil junto à Secretaria. Também participaram representantes das prefeituras de Luís Eduardo Magalhães e de outros municípios baianos.

“Já havíamos feito outras capacitações à distância e agora veio este encontro presencial bastante oportuno para podermos dar continuidade às ações do Programa em Barreiras buscando a titulação e regularização dos lotes destes dois assentamentos”, explica Manuela Maia. Em fevereiro passado, já como resultado da parceria, o Incra entregou 22 Contratos de Concessão e Uso da Terra (CCU), provisórios, às famílias do Assentamento Ilha da Liberdade.

Na sede do Incra as representantes de Barreiras também protocolaram o georreferenciamento do Perímetro do Assentamento Rio de Ondas, além de se reunirem com o superintendente do instituto, Paulo Emmanuel Macedo de Almeida Alves e com o chefe da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação, Douglas Coelho da Silva Gomes. “Aproveitamos para cobrar celeridade na certificação tanto do Assentamento Rio de Ondas, quanto no da Ilha da Liberdade, uma vez que o mapa deste já havia sido protocolado em outro momento”, reforça Maia.

Avanço – Desde que a Prefeitura de Barreiras aderiu ao Titula Brasil, os processos de regularização fundiária avançaram no município. No último dia 4, os presidentes do Assentamento Rio de Ondas, Vilas 1, 2, 3, 4 e a Vila Nova Esperança, receberam das mãos do prefeito Zito Barbosa e do secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, a planta georreferenciada da área do assentamento que perfez um total de mais de 13 mil hectares na divisa entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, destes, aproximadamente 8 mil hectares localizados em Barreiras. Agora, com as peças técnicas já protocoladas junto ao Incra e com a anuência da instituição, será iniciado o parcelamento dos lotes.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário