Estados devem entrar na Justiça contra lei sobre ICMS de combustíveis, alega RuiBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de mar. de 2022

Estados devem entrar na Justiça contra lei sobre ICMS de combustíveis, alega Rui

 

O governador Rui Costa (PT) defendeu que os gestores que compõem o fórum de governadores devem entrar com um pedido de inconstitucionalidade por conta da lei que cria a cobrança única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, inclusive importados, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na última sexta-feira (11).

"A tendência é de que os estados brasileiros entrem com um pedido de inconstitucionalidade da lei. São tantos erros graves que cometemos no Brasil...", iniciou o governador, citando o "orçamento paralelo" como um "crime" contra a sociedade.

Para Rui, há um desequilíbrio na formatação da federação entre estados e municípios, com "distorções" influenciadas por "motivações eleitoreiras". O impacto delas estaria "arrebentando com a capacidade dos municípios se financiarem, comprometendo a gestão dos estados".

"Ou isso aqui é uma federação ou deixa de ser. No estilo que tá, não temos um caminho", disse, comparando com países europeus como Alemanha e Espanha, que não têm a mesma definição sobre a ingerência do parlamento sobre taxações estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário