Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Embasa realizam entrega de canecas sustentáveis feitas a partir da fibra de cocoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de mar. de 2022

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Embasa realizam entrega de canecas sustentáveis feitas a partir da fibra de coco

 

Para promover a sustentabilidade e reduzir o uso de copos plásticos descartáveis na administração pública, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Empresa Baiana de Saneamento – EMBASA, em mais uma ação comemorativa à semana da água, distribuiu na manhã desta quinta-feira (24), canecas sustentáveis confeccionadas a partir do reaproveitamento da fibra do coco, a todos os servidores públicos. A iniciativa ainda tem como objetivo, a sensibilização ambiental e a responsabilidade coletiva dos servidores municipais para com o meio ambiente.

No ato de entrega, estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; o secretário e subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e Marisa Costa; a secretária de Administração, Gislaine Barbosa; o chefe de Gabinete, Jeferson Barbosa; o técnico da área de educação ambiental, Ronaldo Ursulino; a técnica ambiental da Embasa, Joana Tomasi e a estagiária do Comitê de Gestão Ambiental, Jéssica Assis.

No total, serão distribuídas 500 unidades das canecas sustentáveis, a coordenadora do Comitê de Gestão Ambiental da Unidade Regional da Embasa, Joana Tomasi, destaca a importância dessa ação. “É interessante o fato da Administração Municipal estar preocupada com a conscientização ambiental dos servidores. A distribuição dessas canecas sustentáveis foi exatamente nessa função, de evitar o uso de descartáveis, muito importante pela questão ambiental. Ficamos felizes com essa parceria, e de fazer parte desse momento tão importante”, afirmou.

O Projeto “Adote um copo” trará a redução da geração de resíduos sólidos, além da diminuição dos gastos públicos com material descartável. A utilização de copos plásticos descartáveis em excesso, ocasiona diversos danos à natureza, que reflete na qualidade de vida do ser humano. Estudos comprovam que o plástico não é um material de decomposição rápida, demorando cerca de 400 anos para se dissolver, já o copo de fibra de coco pode ser utilizado durante anos, sendo uma grande vantagem para o meio ambiente.

“Os copos plásticos que são feitos para o seu descarte após a utilização, geram todos os dias uma grande quantidade de lixo nas empresas e instituições públicas, além de não ser uma atitude sustentável, também, é uma decisão que a longo prazo gera alto custo no orçamento, por isso, essa ação está sendo realizada com esse propósito, diminuição dos gastos públicos com material descartável e zelo com o meio ambiente”, falou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário