Por unanimidade STF decide que a polícia pode afastar agressor do convívio familiarBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de mar. de 2022

Por unanimidade STF decide que a polícia pode afastar agressor do convívio familiar

 

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, nesta quarta-feira, que a polícia pode adotar medidas para afastar agressores do convívio familiar de mulheres vítimas de violência doméstica.

O Supremo julgou uma ação protocolada pela AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros que questionou a constitucionalidade de uma lei de 2019 que incluiu na Lei Maria da Penha a possibilidade de delegados e policiais afastarem o agressor da convivência com a mulher.

No caso de agressão, a polícia já está respaldada pela Constituição para entrar na residência e realizar a prisão por tratar-se de flagrante.

Pela norma, no caso de risco à integridade física da mulher ou de seus dependentes, o delegado de polícia poderá entrar na casa e retirar o agressor, mas somente quando o município não for sede de uma comarca.

Um policial também poderá realizar a medida quando no município não tiver delegado disponível no momento da denúncia.

A lei também definiu que, após o afastamento do agressor, o magistrado responsável pela cidade deverá ser comunicado em 24 horas para decidir sobre a manutenção da medida.


Fonte: Blog Bahia  / Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário