Secretaria de Saúde de Barreiras promove Dia D da Síndrome de Down no Centro Especializado em Reabilitação – CER IIBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de mar. de 2022

Secretaria de Saúde de Barreiras promove Dia D da Síndrome de Down no Centro Especializado em Reabilitação – CER II

 

Com o objetivo de celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e promover a inclusão social, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nesta quarta-feira (23), o Dia D da Síndrome de Down com os pacientes que fazem acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação – CER II. Todo o espaço foi decorado chamando a atenção para a temática e reforçando que a Síndrome não é uma doença, e sim, uma condição da pessoa.

A estrutura da rede de cuidados para esse público é composta por uma equipe de estimulação precoce e de reabilitação intelectual. A fisioterapeuta Jurane Carvalho, a fonoaudióloga Rita Virgínio e a psicóloga Isabella Ayres, promoveram um bate-papo interagindo com as famílias sobre as trocas de experiências e apresentando os diversos espaços na sociedade que também podem ser conquistados por pessoas com a Síndrome de Down.

Dona Solange Augusto mora na comunidade do KM 30 e todas as quartas-feiras, acompanha o pequeno Lorenzo de um ano e quatro meses, no processo de estimulação precoce. “Descobri no parto que tive um bebê com Down, muitos achavam que teria rejeição por ele ter nascido com essa condição, mas o meu amor por ele veio em dobro e a cada dia aumenta mais. Ele faz acompanhamento desde os quatro meses aqui no CER, desenvolve bem os estímulos, é saudável e muito carismático”, destaca.

Já para o pai da pequena Alana, de dois anos, relata que o maior problema é ainda o preconceito em muitas pessoas. “Algumas pessoas são inconvenientes, às vezes por falta de conhecimento. Minha filha é muito esperta, ela faz acompanhamento desde bebê e se identifica muito com esse espaço. Hoje é um dia não só de comemoração, mas também de promover a inclusão social”, disse Kleber Alexandre.

O CER II, habilitado na modalidade física e intelectual, presta atendimentos às pessoas com deficiência que têm impedimentos temporários ou permanentes; progressivos, regressivos ou estáveis; também intermitentes ou contínuos de natureza física, os quais, em interação com várias barreiras podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. Conforme a coordenadora técnica, Geisa Queiroz Schwambach, também são oferecidos os serviços de reabilitação física e neurológica e concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

“Na última segunda-feira, 21, foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data bastante importante não somente pelo contexto de falar da inclusão social, como também é um momento de trocar experiência entre famílias, esse foi o nosso objetivo, promover um dia descontraído com café da manhã especial e atividades lúdicas que envolvem tanto as crianças como seus familiares”, pontuou Geisa.

No CER II, a estrutura da rede de cuidados às pessoas com deficiência atende pacientes da macrorregião Oeste, sendo dos municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário