Iniciada operação do sistema de esgoto no bairro São Sebastião, em Barreiras Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de abr. de 2022

Iniciada operação do sistema de esgoto no bairro São Sebastião, em Barreiras

 


Depois de concluídos os testes e a limpeza na rede de esgoto implantada no bairro Santo Antônio, em Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou a prestação do serviço de coleta, transporte e tratamento dos esgotos domésticos de 120 imóveis do local. A partir da entrega da notificação, de acordo com a legislação vigente, os imóveis terão o prazo de 90 dias para interligarem os esgotos domésticos para a caixa de inspeção já instalada no passeio/calçada. A Embasa implantou 1.295 metros de rede coletora e de ramais prediais expandindo o sistema de esgotamento sanitário para trecho do bairro onde a maioria do esgoto era despejado diretamente na rua.


Com o sistema pronto para atender estes imóveis, o gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, reforça sobre a importância dos moradores executarem, na prática, essas ligações neste período de três meses. “Ao destinar corretamente toda a água servida [esgoto] dos banheiros, cozinha e lavanderia para a caixinha que fica na frente do imóvel será fundamental para garantir melhor infraestrutura e qualidade de vida para quem vive no bairro. Já a água da chuva que cai das calhas e dos telhados nos quintais deve ser direcionada para rua. A rede de esgoto não é projetada para receber a água da chuva e, quando isto ocorre, temos obstruções e extravazamentos”, reforça.


A expansão da rede de esgotamento sanitário neste trecho do bairro foi solicitada pelo município que, depois de executada a obra, deverá planejar o trabalho de pavimentação. Além do São Sebastião, a Embasa também vem trabalhando na conclusão de obras nos bairros Barreirinhas, Morada Nova e Morada da Lua. Com investimento total de R$ 8,7 milhões, o empreendimento prevê a implantação das redes coletoras e ramais prediais e a construção de duas estações para bombear os esgotos coletados destes bairros para tratamento. A previsão é que as obras sejam concluídas ao longo de 2022 quando a cobertura do serviço de esgotamento sanitário poderá atingir 82% da sede municipal. 


 


Fonte: Blog Bahia  /  Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário