Barreiras: Em mais uma capacitação do SAMU Regional e Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da UFOBBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


5 de mai. de 2022

Barreiras: Em mais uma capacitação do SAMU Regional e Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da UFOB

 

Durante todo o dia desta quarta-feira (4), foi realizado o terceiro ciclo de capacitação voltado aos profissionais que atuam na Atenção Primária de Barreiras, dessa vez, participaram da atividade os Agentes Comunitários de Saúde. O evento integra o Projeto de Capacitação e Qualificação em Urgências da Rede de Saúde de Barreiras, da Atenção Primária à Média e Alta Complexidade e é uma realização da Central de Regulação de Urgências do SAMU 192, em parceria com a Liga Acadêmica de Emergência e Trauma da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Durante os três ciclos de treinamento, foram capacitados cerca de 400 profissionais, dentre eles, agentes de endemias, enfermeiros e técnicos da APS, e agora, os agentes comunitários de saúde, que posteriormente estarão transferindo o conhecimento adquiridos para a população de suas áreas de cobertura, bem como para as demais equipes de trabalho.

Há 20 anos trabalhando como Agente Comunitário de Saúde, seu Onivaldo Souza, diz que esse momento de interatividade e troca de conhecimentos, faz com que o trabalho desenvolvido com a população seja mais eficaz e humano.  “É uma capacitação de grande relevância e agrega valores ao nosso trabalho. Com os temas que foram abordados, saímos daqui pessoas com mais conhecimento e capazes de salvar vidas com simples ações e técnicas demonstradas no decorrer das palestras. Está sempre disposto a aprender é muito bom, e hoje, sairemos daqui profissionais com mais habilidades, técnicas e conhecimento”, pontuou.

O Projeto foi idealizado após a identificação e percepção da necessidade de fortalecimento e qualificação da rede de saúde de Barreiras, bem como, nos benefícios à população sendo um momento importante para todos os profissionais envolvidos na capacitação. Segundo a coordenadora regional do SAMU, a partir de agora os profissionais da atenção primária da saúde, estão capacitados, com técnicas, conhecimentos e habilidades para serem desenvolvidas quando necessário.

“A capacitação desses profissionais é uma forma de fixar o conhecimento e garantir a prestação de um serviço de excelência para toda população. Foram três ciclos de palestras com temas relevantes, onde esses profissionais serão multiplicadores de conhecimento para os demais colegas, dentro das unidades, em seus postos de trabalho. Estamos felizes em terminar mais esse ciclo de atividades que acontece continuadamente”, disse Juana Jamile.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário