Barreiras: Cidadão cai no golpe do falsto empréstimo - Veja dicas para não ser a próxima vítimaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de jun. de 2022

Barreiras: Cidadão cai no golpe do falsto empréstimo - Veja dicas para não ser a próxima vítima

  


Um cidadão de 51 anos de idade que mora em Barreiras caiu no golpe do falso empréstimo e teve prejuízos. Observe como foi a situação em seu relato à Polícia.


Na terça-feira (21), por volta das 11h recebeu em seu WhatsApp uma mensagem através de um número (11) ....6550 onde lhe oferecia como empréstimo o valor de R$ 50 mil.


No dia seguinte entrou em contato com o número e fechou o contrato com uma pessoa na qual não se recorda o nome. Em seguida o golpista lhe exigiu o valor de R$ 380,00 para a liberação do referido empréstimo, e assim foi feito via Pix. Outros valores foram exigidos e só então a vítima veio a perceber que havia caído em um golpe.


Para piorar, a vítima ainda teria enviado alguns documentos assinados aos golpistas.


Em certos casos, a vítima preenche um contrato. No momento que ela assina o suposto contrato enviado via aplicativo de mensagens, ela não se atenta a uma suposta cláusula que impõe uma multa muito alta caso ela deseje abandonar esse contrato. Em dado momento cria-se um obstáculo pra liberação dos valores, então a vítima é orientada a depositar determinada quantia na conta desse estelionatário.


Dicas importantes para não cair no golpe:


Em momentos de crise financeira, quando precisamos de um empréstimo pessoal acabamos aceitando qualquer tipo de oferta. Porém, é arriscado fazer um empréstimo sem ter certeza de que a empresa é confiável e está dentro da legalidade. Para você saber como identificar uma fraude e evitar contratar um empréstimo falso, confira as dicas abaixo.


7 dicas para não cair no golpe do empréstimo falso:


  1. 1- Quanto mais atraente for a oferta, maiores as chances de golpe. É importante ter calma e consultar mais informações sobre a empresa antes de solicitar o dinheiro;

  2. 2- Procure empresas com boa reputação no mercado e que seguem normas do Banco Central para conceder crédito;

  3. 3- Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. Nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro;

  4. 4- Não passe seus dados pessoais e documentos para desconhecidos. Se tiver o contato por WhatsApp, se certifique de que o número é o mesmo que a empresa disponibiliza;

  5. 5- Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas;

  6. 6- Verifique o endereço da empresa e se ela realmente opera no local;

  7. 7- Faça uma pesquisa de satisfação da empresa. Busque na internet avaliações da instituição e em site como Reclame Aqui e Procon. Assim, você vai quais são as reclamações de outros clientes sobre essa empresa. Desconfie de empresas que não têm avaliações nenhuma.

 

Dicas/Fonte: serasa.com.br



Fonte: Blog Bahia  / Blog Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário