Barreiras: Secretaria de Saúde realiza triagem para Catarata e Pterígio em pacientes durante final de semanaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de jun. de 2022

Barreiras: Secretaria de Saúde realiza triagem para Catarata e Pterígio em pacientes durante final de semana

 

Os dias 18 e 19 de junho (sábado e domingo), foram dedicados à saúde dos olhos. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a triagem para catarata e pterígio, no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, que teve o objetivo de identificar as enfermidades oftalmológicas e possíveis casos de cirurgias.

As ações desenvolvidas dentro do Projeto Saúde Humaniza, Integrada e Inovadora, para atender todos os usuários do SUS, vão além da redução do tempo de espera. Com acolhimento, integração e responsabilidade, é o momento de proporcionar mais qualidade de vida, foi o que destacou a subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues. “Com essa ação de triagem para avaliação e realização de exames oftalmológicos para diagnosticar a catarata e pterígio, estamos garantindo mais saúde e qualidade de vida aos usuários e pacientes que serão submetidos ao procedimento cirúrgico de catarata e pterígio. Foram mais de 400 atendimentos realizados e estamos avançando na redução da demanda reprimida”, pontuou.

Nos dois dias, 425 atendimentos de triagem para catarata e pterígio foram realizados, destes 205 agendamentos para a cirurgia de catarata, 58 agendamentos de cirurgias de pterígio e 70 pacientes que foram triados e aguardam o agendamento.

Pterígio x Catarata

Embora tanto o pterígio quanto a catarata sejam enfermidades oftalmológicas, existe diferença entre elas.  O pterígio trata-se de uma doença que se caracteriza pelo surgimento de uma membrana fibrovascular na região entre a córnea e a conjuntiva. Com isso, afeta consideravelmente a estética do olho, provocando vermelhidão, irritação e alterando a espessura da pele.

Já a catarata é uma enfermidade completamente distinta do pterígio, sendo um problema interno e não externo. Quando ocorre, afeta o cristalino, uma lente transparente que temos dentro dos olhos e que atua no foco das imagens que enxergamos. Ainda, com o desenvolvimento da doença e sua progressão, a visão passa a ficar gradualmente embaçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário