Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mais uma etapa de atendimento para pacientes do Programa GlaucomaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


28 de jul. de 2022

Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mais uma etapa de atendimento para pacientes do Programa Glaucoma

  

Os 470 pacientes cadastrados no Programa de Glaucoma da Secretaria de Saúde de Barreiras participam nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), de mais uma etapa de atendimento, o evento é realizado a cada três meses e garante consulta com médico oftalmologista especialista na doença, exames específicos e distribuição de colírios, gratuitamente. Os atendimentos estão sendo realizados no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre.

“As 48 Unidades Básicas de Saúde de Barreiras se encarregam de cadastrar esses pacientes e fazer o encaminhamento para que recebam este tratamento contínuo. Agendamos os atendimentos em quatro turnos, nos dois dias, com uma média de 120 pacientes por turno. Eles são previamente avisados do horário em que serão atendidos, portanto, não há necessidade de chegarem de madrugada porque está tudo organizado, nas tabelas de agendamentos”, explica a apoiadora da Atenção Básica, Fernanda Delgado.

Ao chegarem no mutirão os pacientes passam pelos exames de tonometria que mede a pressão ocular; fundoscopia para observação do fundo de olho e a campimetria ocular que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica. Depois, é a vez da consulta com o oftalmologista e, finalmente, quando há prescrição, eles recebem os colírios para o período de três meses.

“Eu tinha uma despesa muito grande com remédios, exames e consultas. Depois que me cadastrei nesse programa, acabou. De três em três meses faço o acompanhamento e a despesa acabou”, revela Gilvan Teixeira dos Santos, morador da Vila dos Funcionários. Ele perdeu a visão do olho direito para o Glaucoma e agora faz o tratamento para evitar a perda também, no olho esquerdo. Após 29 anos de profissão como taxista, ele precisou se aposentar por causa da doença que se não tratada, pode levar à cegueira.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário