Barreiras: Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira, 8Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de ago. de 2022

Barreiras: Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira, 8

 

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação teve início nesta segunda-feira (8) em todo Brasil, e em Barreiras as salas de vacinação já estão preparadas para receber as crianças e adolescentes que ainda não foram imunizados contra as doenças infecciosas.

Com objetivo de recuperar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta, estão disponibilizados 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional. A campanha vai até dia 09 de setembro, atingindo a vacinação de poliomielite para as crianças não vacinadas de 1 ano a menores de 5 anos, de forma indiscriminada, e multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, com definição do dia “D” em 20 de agosto, dia da Mobilização Nacional.

João Miguel, de dois meses, recebeu quatro vacinas no colinho da avó Luciana Siqueira que acompanhou a mãe Dulce Maria nesse momento importante. Ela aproveitou para atualizar a caderneta e ficar atenta para o período da primeira dose da poliomielite. “É muito importante essas vacinas que as crianças recebem ao longo da vida, e os pais precisam ficar atentos, porque existem tantas outras doenças que também são graves. Então, é necessária a vacinação. E, nós, como pais, devemos ter essa atenção e o cuidado permanente”, diz a mãe.

Esse ano as campanhas coincidirão com a realização da vacinação contra a Covid-19, dessa maneira, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora está disponibilizando através da Coordenação Municipal de Imunização (COPIM), estratégias para intensificar a vacinação no município.

“Durante todo ano, nossas equipes realizam a busca ativa em todo território municipal com a meta de manter atualizada a carteira de vacinação das crianças e adolescentes. A Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação segue até o dia 09 de setembro em todas as unidades de saúde, com o dia 20 de agosto dedicado ao Dia D, para atingir o maior número de infantes imunizados em nosso município. Iniciaremos também nesta próxima quarta-feira (10), a vacinação contra a Covid-19 para crianças de três e quatro anos, assim, contamos com a presença dos pais, que levem seus filhos para atualizar as vacinas, pois é essencial manter a carteira vacinal atualizada”, destacou o secretário de saúde, Melchisedec Neves.

Unidades de Saúde:  USF- Maria Santana Macedo Santos, USF- José Maria de Magalhães Neto, USF- Dr. José Davy Bessa, USF- Jardim Ouro Branco, Dr. Nivaldo Moreira, USF- Albert Sabin, USF- Martina Clara Batista Máximo, USF- Dr. Jaime Lima, USF- Antônia Zélia, USF- Clayton Pignata Macêdo, USF- Herculano Farias, USF- CAIC, USF- Glaúcia Gomes de Oliveira Aguiar, USF- Dr. Brancildes Olímpio do Espirito Santo Júnior, USF- Emilly Raquel, José Batista do Amaral, USF- Dr. Gileno de Sá, USF- Dr. Eduardo Medrado, USF- Romualdo Albernaz, Aurelina Barros, Centro de Especialidades Leonídia Ayres.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário