CER II promove atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de ago. de 2022

CER II promove atividades na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em Barreiras

 

“Superar barreiras para garantir inclusão”, foi com esse tema, que convida a sociedade a discutir direitos e políticas públicas para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, realiza no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa- CER II, uma semana com atividades para promover a igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência e sua inclusão social.

De 22 a 26 de agosto, os pais e pacientes acompanhados pela equipe multidisciplinar do CER II estarão envolvidos na discussão do desenvolvimento de habilidades e execução de atividades de vida independente das pessoas com deficiências, destacando: orientações à família, discussão de caso em equipe, práticas terapêuticas, visando promoção do desenvolvimento neuropsicomotor, habilidades de desempenho ocupacional, linguagem, habilidades comunicacionais, de interação social e de aprendizado.

Os pais Sérgio e Uelma levaram o pequeno Isaque, de 5 anos, portador de paralisia cerebral para a roda de conversa com o pedagogo Fábio Henrique e a fisioterapeuta Gracy Kelly. A mãe Uelma elogiou a atividade e o acompanhamento do seu filho. “Nós confiamos muito na equipe que atende nosso Isaque, e esse momento de conversa, de tirar dúvidas e conhecer os direitos é muito importante para a família. Nossa expectativa é participar de todos os eventos da semana”, disse.

Durante a abertura, nesta segunda-feira (22), o diretor técnico Anderson Vian, o coordenador técnico Uilian Queiroz e a coordenadora administrativa, Geisa  Schwambach, acompanharam a primeira roda de conversa. Ela explica que embora o quadro clínico seja variável, o cuidado em habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências envolve toda a equipe, que acompanha as famílias nas atividades.

“Trabalhamos com o tema Superar barreiras para garantir inclusão, e toda nossa equipe multidisciplinar acompanha a programação voltada para os recursos e estratégias de desenvolvimento de uma vida independente para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Teremos roda de conversa, cinema, estimulação cognitiva, precoce, oficinas e escuta com a sociedade”, destacou a coordenadora Geisa.

A programação ainda disponibilizará nesta segunda-feira (22), roda de conversa e cinema; na terça-feira (23), atividades para estimulação cognitiva e cinema; no dia (24), quarta-feira, oficina sobre Síndrome de Down e oficina sobre inclusão; na quinta-feira (25), sala de cinema com as crianças, e sexta-feira (26), finaliza com oficina sobre inclusão, acolhimento, escuta e orientações aos cuidadores da educação.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário