Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras apresenta programação da Semana do CerradoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


30 de ago. de 2022

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras apresenta programação da Semana do Cerrado

 

De 08 a 17 de setembro uma programação intensa está reservada para celebrar mais uma Semana do Cerrado, em Barreiras. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, responsável pela ação, convidou os parceiros para apresentação da proposta que prevê conscientizar a população sobre a preservação da fauna, flora, a correta destinação dos resíduos sólidos, a prevenção e combate às queimadas.

Dentre as novidades para este ano, está a instalação de 18 placas educativas em BR’s, BA’s e estradas vicinais. O material chama atenção para o cuidado e respeito aos animais que vivem no bioma Cerrado e que correm o risco de extinção. “Usamos as fotos de espécies como a jaguatirica, lobo-guará, onça parda, raposa, entre outras, apoiadas em frases que convidam as pessoas a cuidar destes animais tão importantes para a preservação do nosso bioma”, explica o educador ambiental da secretaria, Ronaldo Ursulino.

O lobo guará foi escolhido como mascote da Semana do Cerrado e estará presente nas ações junto aos estudantes da Escola Jardim Imperial e Colégio Estadual Marcos Freire, eleitas por desenvolverem projetos com foco na preservação do Cerrado. O Guarazinho, nome do mascote, também participará da blitz educativa que será realizada no Centro de Barreiras. “Este mascote será utilizado principalmente em ações de integração com crianças e adolescentes”, destacou a subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marisa Costa.

O Guarazinho estampará ainda as camisetas que serão utilizadas pelas equipes do mutirão de limpeza do Rio Grande, última ação da Semana no Cerrado, no sábado (17). A tradicional retirada de lixo e entulhos das águas do maior afluente do lado esquerdo do São Francisco, será no centro de Barreiras, no trecho entre a Ponte Ciro Pedrosa até o Residencial Beira Rio, onde o material coletado será depositado e ficará à mostra por um período. Também neste dia, será realizado o plantio de árvores em pontos estratégicos, às margens do Rio Grande.

Parceiros – Integram as atividades da Semana do Cerrado 2022, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Secretaria de Infraestrutura; Ibama; PrevFogo; Empresa MM; Comitê da Bacia do Rio Grande; Parque Vida Cerrado; Uninassau/Unifasb; Grupo de Mergulho Amigos da Pesca; Clube Náutico de Barreiras; Atlas Renewable Energy; Tetra+; Retec; CVR Oeste; Aiba, Abapa; SPRB; Ong 100Agressão e Mix Soluções Ambientais.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário