Barreiras: Cidadão é vítima de tentativa de extorsão em ambiente virtual, e-mailBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de set. de 2022

Barreiras: Cidadão é vítima de tentativa de extorsão em ambiente virtual, e-mail

  

Um homem de 27 anos residente na cidade de Barreiras (Ba), foi vítima de tentativa de extorsão feita em ambiente virtual/Internet através de e-mail. A situação aconteceu na tarde dessa quinta-feira (22).

A vítima relatou à Polícia que recebeu um e-mail com explicações a respeito de invasão de dispositivos eletrônicos e instruções de como proceder para fazer o pagamento a fim de não ter seus dados pessoais divulgados nas redes sociais.

Foram passadas também orientações para a transferência e compra de criptomoedas no valor de R$ 3.000,00.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Barreiras.

Fraudes por e-mail envolvendo tentativas de extorsão são muito comuns. Nessas mensagens, a vítima recebe uma mensagem informando que foi hackeada e que, para que o hacker não exponha vídeos sensíveis da vítima para seus conhecidos, a mesma deve realizar um pagamento da maneira explicitada no e-mail; no entanto, a mensagem é falsa, sendo apenas um e-mail genérico tentando enganar e roubar a vítima.

De acordo com o site da UFSM CPD (Centro de Processamento de Dados), esse tipo de ameaça se trata de uma fraude já conhecida e deve ser ignorada. 


Fonte: Blog Bahia  /  Blog Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário