Nicarágua proíbe evangélicos de celebrar o Dia da Bíblia nas ruasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de set. de 2022

Nicarágua proíbe evangélicos de celebrar o Dia da Bíblia nas ruas

 

A repressão do regime de Daniel Ortega está afetando não só a Igreja Católica na Nicarágua, mas também a Igreja Evangélica. A polícia nicaraguense impediu pastores de realizarem um ato comemorativo do Dia da Bíblia, que é celebrado no último domingo de setembro.

A notícia veio a público na quarta-feira (23) pela imprensa local, que informou que a polícia de Ortega proibiu a celebração dos 453 anos da tradução da Bíblia nas ruas do país “por razões de segurança”.

O Conselho Nacional de Pastores Evangélicos da Nicarágua enviou uma carta a líderes cristãos na segunda-feira (19), orientando que as festividades sejam celebradas dentro dos templos, por causa da proibição.

“Através desta carta informamos que devido às orientações das autoridades civis, não será comemorado o 453º aniversário da tradução da Bíblia para o castelhano, eles expressam que o motivo é a segurança dos participantes, por isso convidamos cada um de vocês a realizar suas celebrações em seus templos, elevando orações a Deus para que possamos viver tranquila e pacificamente”, diz o texto.

Em entrevista ao site nicaraguense 100% Noticias, alguns pastores disseram que pediram autorização à Polícia Nacional para um ato público do Dia da Bíblia, mas tiveram a solicitação recusada.

“Se há uma orientação a nível nacional de que não temos autorização para fazer uma marcha ou nenhuma concentração em comemoração ao dia da Bíblia, a mesma coisa que estão fazendo com a Igreja Católica [estão fazendo com os evangélicos], porque estão proibindo toda atividade pública em massa nas ruas”, disse um pastor sob anonimato, por medo de represálias.

Falando ao site Despacho 505 nesta quinta-feira (22), outro pastor disse: “A primeira recusa a comemorar foi recebida no norte do país, na zona de Matagalpa, e ontem à noite soubemos que o desfile nacional que estava marcado para este domingo, 25 de setembro, foi suspenso”.

O pastor explica que o desfile tem sido feito todos os anos na Nicarágua, com trios elétricos, enquanto a Bíblia é lida e louvores são cantados. “Mas não podemos sair para a rua”, disse o pastor anonimamente.

Cristãos no alvo do governo

O pastor acredita que este ato da polícia é um sinal de que a situação pode se tornar ainda pior na Nicarágua. “Que Deus nos livre, mas perseguições como a que estão fazendo contra nossos irmãos padres e bispos podem vir [contra os evangélicos]”, destacou.

A Polícia da Nicarágua impediu também, nesta terça-feira (20), a celebração de  festividades católicas nas ruas da cidade de Masaya. As festas de São Jerônimo costumam acontecer de setembro a novembro, sendo consideradas as festividades mais longas do país.

O advogado Yader Morazán lembra que manifestar atos religiosos é um direito previsto no artigo 69 da Constituição da Nicarágua. Falando ao Despacho 505, ele destaca que a Polícia deveria eliminar as condições que impedem o exercício religioso, não o contrário.


Fonte: Blog Bahia  / Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário