Governo Lula: Rui Costa e Jaques Wagner são cotados para ministérios que são ‘peças-chaves’Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


31 de out. de 2022

Governo Lula: Rui Costa e Jaques Wagner são cotados para ministérios que são ‘peças-chaves’

 

O resultado das eleições para a Presidência, com a vitória de Lula (PT) contra o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), traz a expectativa de que nomes de envergadura política no cenário baiano passem a ocupar ministérios essenciais no Governo Federal.

O governador Rui Costa (PT) tem mostrado em entrevistas recentes o desejo por ocupar um cargo de âmbito nacional no governo Lula. O gestor baiano praticamente descartou a chance de concorrer para cargos como o de prefeito de Salvador, outro debate que ficará nas manchetes políticas até a proximidade da disputa municipal, em 2024.

No caso do petista, o mesmo é citado para ocupar um cargo na economia, com possibilidade de atuação em uma pasta técnica como a de Integração Nacional. A opção é reforçada pelo próprio currículo do gestor estadual, já que Rui Costa é economista.

O senador Jaques Wagner (PT), que foi o principal nome da articulação de campanha de Lula e Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia, com o segundo vitorioso ao governo, tem colocado o desejo de atuar como um secretário pessoal do presidente. A ocupação pode ser feita com uma função de ministro.

A habilidade de articulação ainda coloca o senador baiano entre os nomes que podem fazer o intermédio do presidente da República com as Forças Armadas. Ao considerar tal cenário, Jaques Wagner teria papel de destaque em pasta relacionada com relações internacionais.


Fonte: Blog Bahia  / BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário