Lula vai indicar dois ministros para o STFBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


31 de out. de 2022

Lula vai indicar dois ministros para o STF

 

Eleito presidente no domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai indicar dois novos nomes ao STF (Supremo Tribunal Federal) ao longo do mandato.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado nas urnas no segundo turno das eleições e o petista foi eleito presidente por 50,90% dos votos válidos, ante 49,10%.

As duas cadeiras vão ficar vagas no próximo ano, já que o ministro Ricardo Lewandowski vai se aposentar em maio, e a presidente do tribunal, Rosa Weber, em outubro.

Deste modo, o PT (Partido dos Trabalhadores) terá a maioria dos indicados no Supremo: serão sete dos onze ministros escolhidos por presidentes do partido.

Reportagem do portal UOL explica que ter a maioria numérica de indicados não significa necessariamente garantir vitórias em julgamentos do STF.

Isso porque os ministros não têm obrigação de votar pelos interesses de quem os indicou.

O ministro Joaquim Barbosa, por exemplo, foi escolhido por Lula e conduziu a condenação da maioria dos réus do mensalão.

Além disso, Lula, Dilma Rousseff e o PT foram alvos da Corte ao longo da Operação Lava Jato mesmo tendo indicado a maioria dos magistrados.


Fonte: Blog Bahia  /  Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário