LEM: Município investiu em obras preventivas para período chuvosoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


8 de nov. de 2022

LEM: Município investiu em obras preventivas para período chuvoso

  

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães investiu em obras preventivas visando o período de chuva. Foram construídas duas bacias de contenção em bairros estratégicos: Mimoso 2 e Jardim Paraíso, no entorno de canais Pluviais. As duas bacias estão com a primeira etapa 100% concluída (escavação), o que garante uma maior segurança a quem mora no entorno desses bairros.

A Bacia de Contenção do Mimoso 2, nas imediações do Canal Rio dos Cachorros, tem capacidade para 125 mil m³. E a do Jardim Paraíso, para 40.600 m³. No ano passado, a do Mimoso 2, que estava apenas com 25% da escavação concluída, já atenuou bastante os efeitos das fortes chuvas na região.

Próximas etapas
Após a conclusão da escavação das bacias de contenção (reservatório), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo dará continuidade às outras etapas da obras, que são as seguintes:

- 2° Etapa (drenagem profunda com a  (implantação de manilhas);

- 3° Etapa (pavimentação da bacia);

- 4° Etapa (urbanização Parque Alagável).


Parque Alagável


O que está sendo executado é o primeiro passo de um Parque Alagável, uma intervenção urbanística que proporciona solução de drenagem de água pluvial, evitando alagamentos entre outros problemas graves ocasionados pela falta do bom escoamento da água de chuva.


Isso se faz necessário pela característica de topografia/solo de Luís Eduardo Magalhães.

O objetivo é em um segundo momento urbanizar esse reservatório criado,  acrescentando pista de caminhada no entorno (na calçada), e outros equipamentos que possam ser aproveitados para lazer, como campo de futebol. Assim conseguimos uma dupla função numa mesma área, para um melhor aproveitamento da população local, já que temos um longo período do ano sem chuva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário