Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras realiza Operação PirarucuBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)



21 de dez. de 2022

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras realiza Operação Pirarucu

 

Na segunda-feira (19), equipes de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizaram na região do Rio Branco até a sede do município, a Operação Pirarucu que atuou na fiscalização da pesca predatória no período da Piracema, época destinada à reprodução das espécies de peixes.

A pesca está proibida desde o dia 1º de novembro, em conformidade com a portaria do Ibama nº 50/2007. Na Operação Pirarucu, diversas redes e tarrafas foram apreendidas e serão incineradas, desde o início das fiscalizações da Piracema, aproximadamente 500 metros de redes já foram apreendidos. A Operação seguiu até a noite, percorrendo uma média 36 km de rio.

O diretor de Fiscalização, Judson Almeida, que esteve acompanhando a equipe, falou sobre a Operação Pirarucu. “Iremos intensificar as fiscalizações em todo o perímetro que compõe os nossos rios, e não acontecerá somente durante o dia, mas também a noite, para coibir a pesca de mergulho, rede e tarrafas,  visando o equilíbrio ambiental e a diversificação das espécies existentes em nosso bioma. Essa intensificação surte efeito positivo na reprodução das espécies de peixes e repovoamento dos rios”, destacou.

Um calendário de ações se estende até o dia 28 de fevereiro para vigilância dos cardumes, principalmente, nos pontos em que eles são mais vulneráveis, como cachoeiras e corredeiras, e no controle dos estoques comerciais, que são fundamentais para evitar a aquisição de pescado ilegal.

Denúncias

A pesca predatória pode ser denunciada através dos meios de comunicação, dentre eles: Ouvidoria da SEMMAS: 77 3612-9600; no email da SEMMAS: meioambiente@barreiras.ba.gov.br, por meio de formulário ou ainda nas através de formulário no próprio órgão.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário