Secretaria de Saúde de São Desidério realiza encontro com grupo antitabagismoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de dez. de 2022

Secretaria de Saúde de São Desidério realiza encontro com grupo antitabagismo

 

Com o objetivo de confraternizar as ações de enfrentamento ao tabagismo realizadas no município de São Desidério e traçar metas para 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesasd) por meio da Atenção Básica, reuniu os participantes do grupo terapêutico antitabagismo. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), na Unidade Saúde da Família Otacílio Jesuíno de Oliveira, na sede.

A ação faz parte do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo e tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

A ação também foi iniciada em outras unidades de saúde do município. O grupo se reúne uma vez por mês e além de atendimento multidisciplinar com nutricionista, psicóloga, clínico geral, dentista, enfermeira e outros profissionais da saúde, os participantes contam com tratamento medicamentoso como comprimidos e adesivos.

“São realizadas ações educativas, de comunicação e atenção à saúde, além de atendimentos individuais para instituir o tratamento em casos que necessitam de acompanhamento da equipe de saúde, quando necessário, aos participantes desse grupo e a pacientes de áreas descobertas”, explica a enfermeira Elaine Feitosa, que ainda acrescenta. “Se essa iniciativa conseguir fazer com que ao menos um participante pare de fumar, já será muito bom”, completa.

Durante o encontro, alguns participantes puderam partilhar depoimentos emocionantes, a exemplo de José Miranda (66). Ele fuma desde os 12 anos e já conseguiu obter avanços. “Quando soube desse grupo vim participar desde o primeiro encontro. Há 54 anos que fumo e consumia mais de 10 cigarros por dia. Depois que comecei a frequentar esses encontros, consegui reduzir o vício pela metade e estou otimista que vou parar de fumar com a ajuda de Deus e desses profissionais”, declarou.

O momento de bate-papo e de orientações também contou com a participação do médico clínico geral Diego, da psicóloga Vandreia Mendes e de agentes comunitários de saúde. Ao final, foi servido um café da manhã e ofertados testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário