Embasa orienta população sobre uso correto da rede de esgoto em Luís Eduardo MagalhãesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de jan. de 2023

Embasa orienta população sobre uso correto da rede de esgoto em Luís Eduardo Magalhães

 

a Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade de Luís Eduardo Magalhães, realizou, na última segunda-feira (9), uma mobilização para sensibilizar a população sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. A ação ocorreu no semáforo entre as ruas José Cardoso de Lima e Paraíba, na região central, onde as equipes empunhavam uma faixa e distribuíram panfletos educativos e lixocar como brinde. A mobilização visou conscientizar a população sobre os transtornos causados pelo escoamento indevido da água de chuva drenada pelos telhados e áreas externas dos imóveis na rede pública de esgoto.

“Ao longo deste período, nos meses de novembro e dezembro, existe um aumento da sobrecarga da chuva no sistema de esgoto que danifica a tubulação e as bombas das estações elevatórias. Com essa ação, queremos alertar a população para os danos causados a todo o sistema com o escoamento da água de chuva na tubulação de esgoto”, explica o responsável da Embasa pela ação, Adilton Silva. No período chuvoso, entre novembro e março, estima-se um aumento de 40% nos serviços de desobstrução de rede, em comparação com os meses de estiagem.

A mobilização deverá ser retomada na próxima segunda-feira (16) na avenida JK, também na região central de Luís Eduardo. Para evitar transtornos como extravasamentos, o responsável pelo imóvel deve direcionar a água de chuva dos telhados e das áreas externas para a rede pública de drenagem ou o ambiente externo ao imóvel (se não houver rede pública de drenagem) e direcionar a água utilizada em casa para a rede pública coletora de esgoto. Os serviços de desobstrução da rede de esgoto e da caixa de inspeção localizada no passeio/calçada do imóvel podem ser acionados pelo Whatsapp (71) 997170999; Agência Virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo 0800 0555 195.


Fonte: Blog Bahia  /  Assessoria de Comunicação da Embasa  Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário