Governo Lula indica o novo presidente da PetrobrasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


4 de jan. de 2023

Governo Lula indica o novo presidente da Petrobras

 

Empresa será comandada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) após Caio Paes de Andrade deixar o cargo

Caio Paes de Andrade entregou ao conselho da Petrobras o pedido de renúncia do cargo de presidente da estatal, como divulgado por vários veículos de imprensa no país. O mandato só terminaria em abril, mas ele vai integrar o governo de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas.

Assim, o Ministério de Minas e Energia já informou que vai indicar o senador Jean Paul Prates para comandar a Petrobras. Desde o final do ano, ele já era o favorito de Lula para assumir a vaga.

De acordo com interlocutores do governo, a sucessão já está sendo preparada pela Casa Civil do governo Lula, para ser formalizada ao Conselho. Em comunicado, a Petrobras confirmou ter recebido o ofício do governo.

O Ministério de Minas e Energia deve enviar um pedido de convocação de Assembleia Geral de Acionistas para a aprovação de Prates. O estatuto determina que o presidente seja escolhido pelo Conselho de Administração, dentre os seus membros.

Prates ainda deverá ser submetido aos procedimentos internos de governança para análise de integridade e elegibilidade, como exige a legislação, da Política de Indicação de Membros da Alta Administração e do Conselho Fiscal da Petrobras, e do Estatuto Social da companhia.

Prates nasceu no Rio de Janeiro, tem 54 anos, é advogado e economista, e formação acadêmica na área de petróleo e gás nos Estados Unidos e n França. Ele mais de 25 anos de atuação no setor energético, e tem defendido que a Petrobras eleve seus investimentos em renováveis, em linha com outras petroleiras globais, e na área de refino, em busca de segurança energética. O senador também tem questionado a política de preços da estatal, que está atualmente alinhada às práticas do mercado internacional.


Fonte: Blog Bahia  /  A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário