Presidente e governadores tomam posse neste domingo; saiba detalhesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de jan. de 2023

Presidente e governadores tomam posse neste domingo; saiba detalhes

 

O 1º de janeiro de 2023, além da marcar o início do novo ano, será notabilizado por um momento que acontece a cada dois anos, mas que chama a atenção toda a vez que acontece: a posse dos titulares dos membros do Poder Executivo.

Neste domingo (1º), vão ocupar os respectivos cargos o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos 27 governadores eleitos - ou reeleitos - nas eleições de outubro de 2022.

Aqui na Bahia, a posse do gestor eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), acontece a partir das 7h30, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na oportunidade, ele estará acompanhado da futura primeira-dama, a professora Tatiana Velloso, e será recebido pelo presidente da Casa, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD).

Após este momento é que o novo chefe do Executivo baiano fará o primeiro pronunciamento à imprensa. O BNews estará no local do evento para fazer a cobertura, a partir das 7h.

Em Brasília, Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse em cerimônia oficial que será iniciada por volta das 13h45 de hoje, com a chegada das autoridades convidadas, chefes de Estado e de governo. A chegada do presidente eleito Lula e de seu vice, Geraldo Alckmin, à Catedral de Brasília acontecerá em seguida para, por volta das 14h30, começar o desfile presidencial até o Congresso Nacional.

Em seguida, Lula e Alckmin serão recepcionados no espaço pelos presidentes da Câmara e do Senado. Às 15h, terá início a sessão solene de posse do petista. Por último, às 16h20, acontece o último ato, com a saída de Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto. A equipe do BNews está na capital desde a última sexta-feira (30) acompanhando todos os movimentos em Brasília antes da posse.

Outros estados

Assim como na Bahia, outros estados realizarão a posse dos respectivos governadores. No Ceará, a cerimônia em prol de Elmano de Freitas (PT) terá início também às 7h30. Ele e Jerônimo irão à Brasília, posteriormente, para acompanhar a posse de Lula.

Contudo, a maioria das cerimônias de posse dos governadores ocorre também à tarde, algumas no mesmo horário da de Lula, às 15h. Esse é o caso, por exemplo, de Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo, e Raquel Lyra (PSDB), em Pernambuco.

Já em Minas Gerais, apesar de assumir pela manhã, às 11h, o governador reeleito, Romeu Zema (Novo), declarou que não comparecerá a posse de Lula. Durante a campanha, o mandatário mineiro fez forte oposição ao petista.

Em Goiás, por outro lado, o governador reeleito Ronaldo Caiado (União) não estará de corpo presente nem mesmo na sua própria posse. Ele se encontra em São Paulo, recuperando-se de uma cirurgia no coração, e assumirá o cargo via videoconferência.

Esta será a última vez que o presidente e os governadores eleitos ou reeleitos tomam posse no mesmo dia, no caso o primeiro dia do ano. A partir do próximo ciclo eleitoral, o presidente da República assumirá o cargo em 5 de janeiro, enquanto os governadores, em 6 de janeiro.

A mudança foi aprovada pelo Congresso Nacional neste ano, por meio de uma Emenda Constitucional. Entre as justificativas para a medida está justamente a dificuldade para que governadores eleitos compareçam à posse presidencial.

Outra razão para a alteração foi a proximidade do réveillon que, segundo os parlamentares, atrapalhava a participação popular e vinda de outros chefes de estado a Brasília.


Fonte: Blog Bahia  / BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário