XXIV Romaria Ecológica de São Sebastião acontece nesta sexta (20) em São DesidérioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


19 de jan. de 2023

XXIV Romaria Ecológica de São Sebastião acontece nesta sexta (20) em São Desidério

 

Nesta sexta-feira (20), em São Desidério, será realizada a XXIV edição da Romaria Ecológica em homenagem a São Sebastião. A programação, que faz parte do calendário cultural do município, tem início às 06 horas da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, de onde devotos seguem em direção ao povoado de Morrão, via chapada, num percurso de aproximadamente 09 km de estrada de chão.

Tradicionalmente são feitas pausas durante o percursos para lanche e roda de samba. A chegada dos romeiros a localidade está prevista para as 9h30min, quando o andor com a imagem do santo é conduzido em procissão até a igreja local, onde é celebrada uma missa festiva às 10 horas, que sempre conta com boa participação. Ao meio dia é servido um almoço aos romeiros que farão o retorno em um ônibus, a partir das 14h30min.

Na década de 1960, a trilha via Chapada era o único caminho entre São Desidério e Morrão na época. Com o passar dos anos e a viabilização de outra estrada, o trajeto se tornou esquecido, e posteriormente resgatado pelos romeiros, recebendo o apoio da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Cultura.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário