Câncer é a principal causa de morte em crianças no BrasilBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de fev. de 2023

Câncer é a principal causa de morte em crianças no Brasil

 

Dados do Inca mostram que 2.280 pessoas de 0 a 19 anos morreram em decorrência da doença em 2020

O câncer infantil é a 1ª causa de morte por doença em crianças e a 2ª causa de óbito em geral, ficando só atrás de mortes causadas por acidentes. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que, no triênio 2023-2024-2025, vão ser registrados, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade.

A oncologista pediátrica e chefe da Seção de Pediatria do Inca, Sima Ferman, afirmou que, como a incidência de câncer vem aumentando lentamente ao longo dos anos, a doença começa a aparecer como causa importante de doença em criança.

“Como nem todas [as crianças] são curadas, a doença pode ter, na verdade, um percentual de mortalidade infantil também”, declarou. Dados mais recentes do Inca, de 2020, revelam que foram registrados 2.280 óbitos em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil.

Entre os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil, estão: leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central. A médica do Inca ressaltou, contudo, que os tumores em crianças são diferentes, já que os adultos têm “muito carcinoma e tumores de células diferenciadas”.

Sima Ferman destacou que, além dos 3 tipos mais frequentes de câncer, há uma gama de tumores, como os embrionários, que surgem nos primeiros anos de vida. São exemplos os da retina, de rim e do gânglio simpático.

“São tumores que acontecem, mais frequentemente, em crianças menores. Mas todos eles são muito diferenciados e respondem bem ao tratamento quimioterápico, normalmente. Essa é a principal informação que a gente tem para dar”, acrescentou.

Para a oncologista, a doença é muito séria, mas trouxe, ao longo dos anos, uma esperança na busca pela vida. Há possibilidade de cura se o paciente.

ALERTA

Atualmente, nos países de alta renda, uma faixa de 80% a 85% das crianças acometidas por câncer podem ser curadas. No Brasil, o percentual é mais baixo e variável entre as regiões, mas apresenta média de 65%. “É menos do que nos países de alta renda, porque muitas crianças já chegam aos centros de tratamento com sinais muito avançados”, afirmou Ferman.

A especialista sinalizou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, mas destacou que os sintomas se assemelham a doenças comuns em crianças. “É importante estar alerta, porque pode ser uma coisa mais séria do que uma doença comum”, afirmou.

Podem ser sinais de tumores em crianças uma febre prolongada por mais de 7 dias sem causa aparente, dor óssea, anemia e manchas roxas no corpo. Ainda, dor de cabeça que leva a criança a acordar à noite, seguida de vômito, alterações neurológicas como perda de equilíbrio e massas no corpo. “São situações em que é preciso estar alerta e que podem levar a pensar em doença como câncer”, acrescentou a especialista.

Para os profissionais de saúde da atenção primária, especialmente, a médica recomendou que queixas dos pais e das crianças sejam levadas a sério. Ferman também recomenda aos profissionais que acompanhem o menor durante todo o período de consulta até elucidar a situação à qual a criança precisou procurar atendimento. “E, se for o caso, fazer exames mais profundos e ver se há alguma doença que precisa ser tratada”, destacou.

INDIVIDUALIZAÇÃO

Para cada tipo de câncer, os oncologistas do Inca procuram estudar a biologia da doença, visando dar um tratamento que possa levar à chance de cura com menos efeitos ao longo prazo.

“Para conseguir isso, temos que saber especificamente como a doença se apresentou à criança e, muitas vezes, as características biológicas do tumor. Isso vai nos guiar sobre o tratamento que oferece mais ou menos riscos para esse paciente ficar curado e seguir a vida”, disse Sima Ferman

Em geral, o tratamento de câncer infantil leva de 6 meses a 2 anos, dependendo do tipo de doença apresentada pelo paciente. Após o prazo, a criança fica em acompanhamento por 5 anos. Se a doença não voltar a se manifestar durante o período, pode-se considerar o paciente curado.]

“Cada vez, a chance de a doença voltar vai diminuindo mais. A chance é maior no 1º ano, quando termina o tratamento, e vai diminuindo mais e mais”, acrescentou a oncologista pediátrica.


Fonte: Blog Bahia  / Poder 360 / Agência Brasil

Um comentário:

  1. Enquanto isso Carnaval para anestesiar o povo. Sem dinheiro digno para os hospitais.

    Carnaval. Gado obedecendo a prefeitura.

    Carnaval. A percepção de carnavalescos nem sequer percebe o tanto que o Carnaval é barango. Os sentidos ficam embotados.

    o Carnaval brasileiro contemporâneo [sim! o bra-si-leiro] é brega, barango, cafona e Kitsch:
    isso tudinho junto, bem unido e simultâneo ao mesmo tempo. Super barango e esvaziado de beleza.

    Como disse Nietzsche: fenômeno vinculado à “Moral do Rebanho”. Ou seja: a multidão. De baixo nível mental e moral.

    Ao comportamento de gado. De rebanho.

    ResponderExcluir