Barreiras sedia segunda edição do evento Cacauicultura 4.0Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de mar. de 2023

Barreiras sedia segunda edição do evento Cacauicultura 4.0

 

Este ano o tema do encontro que reuniu investidores, agricultores e interessados na cultura foi “A nova era”

Celeiro de produção do cerrado e destaque nacional do Agro, Barreiras sedia, pelo segundo ano, o evento Cacauicultura 4.0 que teve como foco principal compartilhar experiências acerca da cultura do cacau e buscar o fortalecimento da cadeia produtiva. Durante dois dias, quinta-feira (23) e sexta-feira, (24), produtores, pesquisadores e investidores se reuniram em Barreiras, para socializar as demandas, experiências e especificidades da produção de cacau. O primeiro dia do evento concentrou as discussões no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, já no último dia, está sendo realizado um dia de campo, com visita técnica à Fazenda Bio Brasil, produtora do fruto.

Presente ao evento, o secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques destacou a importância da iniciativa na divulgação de resultados de projetos inovadores no cultivo do cacau, que estão sendo postos em prática no Oeste da Bahia. “Desde a edição anterior recebemos pessoas interessadas nesta cultura que buscam conhecer detalhes sobre cultivo, manejo, financiamentos e assim, iniciar o plantio em outros estados brasileiros. Os organizadores estão de parabéns e têm todo o nosso apoio para fazer do Oeste referência na cacauicultura”, disse.

Nortearam os debates, palestras, mesas redondas, trocas de experiências e discussões sobre a expansão da cultura na região Oeste. O lançamento do Programa Cacau Produtivo que tem por objetivo promover a sustentabilidade produtiva na cadeia do cacau e a gestão contínua de 100 propriedades rurais, destas, 50 no Sul da Bahia, 10 no Oeste e 40 no Pará, foi um dos destaques do primeiro dia do evento, que além do secretário de Agricultura contou com as presenças do Chefe de Gabinete e secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho e dos vereadores Rider Castro e Valdimiro José.

No Dia de Campo, os participantes tiveram a oportunidade de ver na prática o desenvolvimento de mudas e o plantio de cacau no cerrado, a pleno sol. Além de ser um fruto de extrema aceitabilidade, tem manejo de produção favorável, com vantagens fitossanitárias, visto que algumas das doenças que incidem sobre a cultura, não são recorrentes no Oeste baiano, como ocorrem na região sul da Bahia, onde há condições climáticas propícias para o desenvolvimento de doenças extremamente danosas ao fruto e a planta.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário