Flib 2023: As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas – conectando mundos será o tema central da Festa Literária Internacional de Barreiras, em sua 6ª ediçãoBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


21/03/2023

Flib 2023: As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas – conectando mundos será o tema central da Festa Literária Internacional de Barreiras, em sua 6ª edição

 

Com data confirmada para o período de 23 a 25 de maio a sexta edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), pretende, a partir do tema central: As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas: conectando mundos, “fazer ecoar muito mais as vozes afro-brasileiras e africanas que, por vezes, não recebem o mesmo reconhecimento da literatura canônica veiculada pelas classes detentoras do poder”, de acordo com a curadoria do evento, Marilde Guedes.

“Será um momento oportuno para se refletir sobre o que é a literatura afro-brasileira e africana. Qual o lugar da literatura afro-brasileira em nossas escolas? O que explica o desejo da sociedade brasileira de apagar ou ignorar a forte presença dos povos africanos e seus descendentes na formação nacional? “, destaca a curadora da Flib.

A festa literária integra a programação oficial do aniversário de Barreiras e promete reunir no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, Academia Barreirense de Letras, Escola Municipal de Teatro e em todas as praças do centro, estudantes e professores de escolas municipais, estaduais, universidades e instituições de ensino. “Será, mais uma vez, um evento de integração e muita cultura com lançamentos de livros, palestras, contações de histórias, exposições literárias, teatro e música”, explica a subsecretária de Cultura, Emília Moreno.

O evento realizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, conta com a Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), como Instituições curadoras.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário