Polícia Federal de Barreiras Combate Fraudes contra o PIS em MansidãoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


29 de mar. de 2023

Polícia Federal de Barreiras Combate Fraudes contra o PIS em Mansidão

 

A Polícia Federal em Barreiras, deflagrou nesta quarta-feira (29/03/2023) a Operação “ILLUSTRIUS ADMISSIONE”, visando desarticular associação criminosa especializada na obtenção de recursos do Programa de Integração Social-PIS mediante a operacionalização de recebimentos indevidos.

A ação é decorrente de investigação desenvolvida pelo Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos- DRCC/DPF/BRA/BA, que identificou um esquema criminoso relacionado à contratação fictícia de funcionários por Prefeituras Municipais objetivando o recebimento de indenizações e rendimentos do Programa de Integração Social.

Foi cumprido mandado de busca e apreensão no município de Mansidão, expedido pela Justiça Federal- Subseção Judiciária de Barreiras. O mandado judicial autoriza ainda, a quebra do sigilo de dados dos equipamentos de informática apreendidos, bem como o acesso imediato aos aparelhos eletrônicos encontrados com os investigados.

As investigações apontam para o cadastramento fraudulento de trabalhadores rurais da região em vínculos de emprego urbano no CNIS, gerando direitos trabalhistas e sociais percebidos irregularmente, em evidente prejuízo ao fundo mantenedor do PIS composto por recursos federais.

Os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa, sendo que as penas somadas podem atingir o patamar máximo de 20 anos de reclusão.


Fonte: Blog Bahia  /  Ascom PF de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário