Secretaria de Saúde de Barreiras intensifica ações em residências no combate ao barbeiro, inseto transmissor da doença de ChagasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)



16 de mar. de 2023

Secretaria de Saúde de Barreiras intensifica ações em residências no combate ao barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas

 

Nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Saúde de Barreiras através do Centro de Controle de Zoonoses, deu início às ações no combate ao barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. Ao longo de toda essa semana, os agentes visitam as residências na comunidade de Cabeceira Grande, momento em que os moradores são orientados sobre a identificação do inseto triatomíneo.

Conforme o diretor do CCZ, o principal trabalho realizado pelos Agentes de Endemias é o de prevenção, para isso, as orientações educativas e o monitoramento são realizados durante todo ano. “É necessário essa orientação, por isso, os moradores são informados sobre como colaborar no controle do inseto, adotando atitudes que impeçam a instalação de focos do barbeiro. Ter o hábito de manter o ambiente limpo e sem entulhos é uma das maneiras de evitar a proliferação desse hospedeiro”, cita Dorimar Almeida.

Em Barreiras, o monitoramento da doença é realizado no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre. É no Programa de Chagas, executado em parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura, que é feito o controle, a prevenção da doença e a atenção aos pacientes.

É importante salientar que a doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e de mãe para filho, durante a gravidez.

“Quando encontramos vestígios do inseto causador da Chagas fazemos a borrifação na residência e no entorno. Reforçamos aos moradores que para evitar a transmissão é necessário além de moradias em locais seguros principalmente fazer a limpeza periódica do terreno, colocando telas em portas e janelas em áreas rurais, tamponamento de frestas e rachaduras, e o descarte de entulhos do interior da residência”, pontuou o diretor do CCZ de Barreiras.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário