Abril Azul: CER II Aníbal Barbosa Filho realiza programação especial no mês de conscientização ao Autismo, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


5 de abr. de 2023

Abril Azul: CER II Aníbal Barbosa Filho realiza programação especial no mês de conscientização ao Autismo, em Barreiras

 

O mês de abril é considerado o mais importante para a comunidade envolvida na causa autista. A Campanha Abril Azul busca conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e nesta semana, a Secretaria de Saúde de Barreiras através do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), preparou uma programação especial para famílias e pacientes dando ênfase para a importância da inclusão de todos na sociedade.

Com o tema “Mais Informação, Menos Preconceito”, o Dia D de conscientização foi realizado nesta terça-feira (4), e contou com a participação dos pacientes, familiares, cuidadores e  toda a equipe que atua no CER II, diariamente. Um parque infantil com cama elástica, mini tobogã, piscina de bolinhas,  máquina de bolinhas de sabão e algodão doce, chamou a atenção da criançada.

A jovem Emanuelle Alves é mãe do pequeno Arthur Emanoel, de 1 ano e 10 meses. Ela acompanhava de perto a evolução do filho na oficina terapêutica. “Iniciei recentemente o acompanhamento de Arthur aqui no CER II, fui muito bem acolhida. Assim que observei os primeiros sinais do autismo, procurei essa unidade para avaliar e acompanhar o progresso dele, que já consegue se concentrar melhor e até melhorou no desenvolvimento da fala. Comemorar essa data é muito importante, por isso, parabenizo toda equipe por essa estrutura. Nós, enquanto mães, queremos apenas respeito e inclusão para todos eles”, contou.

Nesse primeiro dia, também foi realizada uma palestra de orientação com a psicóloga Edna Barbosa e o médico psiquiatra, Dr. Queiroz Neto. Conforme dados apresentados pelo médico, uma a cada 59 crianças é diagnosticada com autismo. Destacou ainda que, o autismo é caracterizado por déficit na comunicação e na interação social, comportamentos e movimentos repetitivos e estereotipados. Os primeiros sinais podem ser identificados, geralmente, a partir dos oito meses de idade.

Nesta quarta-feira (5) e quinta-feira (6), a programação segue com orientação aos pacientes e oficinas terapêuticas com equipes multidisciplinares. Já na próxima terça-feira (11), as crianças usuárias do CER II terão o momento de interação no cinema com o filme Super Mario Bros.

Conforme a coordenadora administrativa, a proposta foi justamente trazer o alerta para a sociedade sobre a inclusão de pessoas com TEA. “Preparamos uma semana divertida para todos os pacientes, seus familiares e cuidadores terem um momento de alegria, mas também de reflexão sobre a importância de cada um na sociedade, porque quanto menos preconceito houver, existirá mais aceitação. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi comemorado no dia 2 de abril, e aqui no CER II, seguiremos com essa programação ao longo da semana, nos dois turnos de atendimento”, pontuou Geisa Queiroz Schwambach.

No CER II, a equipe multiprofissional que atua diariamente é composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, neurologistas e ortopedistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário