Depois de falsa notícia de paciente viva no necrotério, populares depredam hospital em Formosa do Rio Preto. Delegado promete punição aos culpadosBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


28 de abr. de 2023

Depois de falsa notícia de paciente viva no necrotério, populares depredam hospital em Formosa do Rio Preto. Delegado promete punição aos culpados

 

O delegado responsável pela delegacia territorial de Formosa do Rio Preto, Arnaldo Monte informou ao blog Alô Alô Salomão, que providências policiais estão sendo tomadas para indiciar pessoas que depredaram o Hospital Altino Lemos Santiago, na manhã de hoje (27), naquele município, após ouvirem a falsa informação de que a paciente M.C.S., de 70 anos, estava viva no necrotério do hospital, sendo que, horas antes, o óbito da paciente tinha sido atestado pelo médico de plantão da unidade hospitalar.  “Ocorrência feita, despachada e vítimas ouvidas. Só faltando agora ouvir os autores e fazer a remessa ao Judiciário do Inquérito Policial por ‘Dano Qualificado ao Patrimônio Público’, com base no Artigo 163, parágrafo único, Inciso III -, que prevê pena de detenção de seis meses a três anos, e multa.

O delegado também promete investigar as falsas informações sobre o assunto e fazer o procedimento necessário contra pessoas e/ou blogs que disseminaram as falsas informações (fakes news).

Prefeitura de Formosa emite Nota de Esclarecimento acerca do Falecimento da senhora de 70 anos. Leia na íntegra
27/04/2023

Por Revista Formosa

A Secretaria Municipal da Saúde de Formosa do Rio Preto vem a público prestar esclarecimento à população sobre o falecimento da senhora M. C. S, de 70 anos de idade, ocorrido na manhã de hoje, dia 27.

Dos fatos:

A paciente, portadora de doença de Chagas, Hipertensa e com histórico de Cirurgia Exploratória Digestiva foi internada no Hospital Dr. Altino Lemos Santiago na terça-feira, 25, apresentando um possível Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nesse sentido, os exames e procedimentos que a unidade dispõe foram realizados. Por se tratar de um caso de alta complexidade, o hospital solicitou para Central de Regulação a transferência da paciente para o Hospital do Oeste, a fim de que fosse realizada uma avaliação neurológica.

Porém, infelizmente, na noite de ontem, 26, houve um agravamento do quadro da paciente, levando-a ao óbito na manhã desta quinta-feira, 27. A direção do hospital Dr. Altino Lemos Santiago ressalta que antes da emissão da Declaração de Óbito (DO), equipe médica realizou os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Ministério da Saúde (MS).

Por isso, o corpo da senhora M.C.S foi encaminhado ao necrotério do hospital, onde posteriormente alguns familiares, que acessaram o local de forma indevida, relataram observar contrações.

Imediatamente a equipe informou ser comum ocorrer contrações involuntárias após a morte, pois, esse fenômeno pós-morte pode ser caracterizado porque as células morrem gradativamente, e, assim há contrações involuntárias dos músculos. Mesmo assim, sem existir qualquer dúvida sobre o óbito, a equipe médica a pedido da família realizou novos exames constatando o mesmo resultado.

Em nome de todos os profissionais da Saúde lamentamos a morte da Srª M. C. S, e nos solidarizamos com os familiares e amigos nesse momento de dor. Todavia repudiamos veementemente os atos de vandalismo praticados nessa manhã no interior do hospital Dr. Altino Lemos Santiago, que atingiram fisicamente profissionais, e, sobretudo abalaram emocionalmente os pacientes internados.

Também explicitamos nossa indignação aos propagadores de Fake news, os quais denegriram o sério trabalho que é realizado diariamente por todos os profissionais do hospital, apenas com finalidade de cunho político.

Das providências

Por esse motivo, a Procuradoria-Geral do Município foi acionada, a qual já protocolizou todas as filmagens e outras provas junto à Polícia Civil para que as devidas providências sejam tomadas, a fim de que tanto as pessoas que praticaram o ato de vandalismo, quanto os disseminadores de Fake News respondam à Justiça por seus atos.

Formosa do Rio Preto, 27 de abril de 2023.

João Rocha Mascarenhas

Secretário Municipal da Saúde

Prefeitura de Formosa do Rio Preto



Fonte: Blog Bahia  / Alô Alô Alô Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário