Educação e Forças de Segurança discutem estratégias para ampliar segurança nas escolas, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de abr. de 2023

Educação e Forças de Segurança discutem estratégias para ampliar segurança nas escolas, em Barreiras

 

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (12), entre a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Territorial de Educação-NTE 11, Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, debateu estratégias para a ampliação das medidas de segurança nas escolas do município.

No encontro que aconteceu no auditório do quartel da Guarda Civil Municipal, foram discutidas ações  preventivas, ostensivas, educativas e sociais, principalmente envolvendo a comunidade escolar, bem como, definido apontamentos para a formalização de um plano de ações conjuntas a ser posto em prática com a máxima brevidade, para fortalecer as medidas de proteção nas escolas.

Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, que também esteve reunido na última segunda-feira (10), com os delegados da Polícia Federal, o principal ponto neste momento é conter a disseminação de “fake News”, e manter a tranquilidade para lidar com falsas ameaças.

“Estamos agindo de forma integrada, Secretaria de Segurança Cidadã, Educação, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil. A partir desta semana, quando apresentarmos o protocolo de condutas e ações para segurança escolar, intensificaremos ainda mais a identificação de qualquer situação de fake news. Estamos monitorando diariamente as escolas com rondas da GCM e PM, averiguando todos os chamados, fazendo verificações dentro e fora do ambiente escolar. Esse é o momento de unir as forças de segurança com a gestão escolar, pais e estudantes, porque só assim, teremos resultados eficazes”, explicou Júnior Sampaio.

O comandante do CPR-Oeste, Ten Cel Soares, acompanhado do comandante da 83ª CIPM, Major Araken, comandante da 84ª CIPM, Major Vinícius e do comandante da Base Comunitária, Capitão Eder, destacou o empenho da Polícia Militar no atendimento a rede de ensino, reforçando a parceria na construção do plano de proteção e segurança escolar.

“Estamos vivenciando uma geração digital, com valores familiares diferentes e tudo isso conta, para a realidade atual. Neste momento, o Estado e Município pactuam ações preventivas, defensivas, escuta ativa, reforçando as rondas escolares e outras medidas em parceria com a educação municipal e estadual para proteção da comunidade escolar”, disse o comandante do CPR-O.

A secretária de Educação, Gabriela Nogueira reforçou a importância da rede protetiva educacional, que deve contar com o apoio das famílias dos estudantes. “Estamos no processo de construção do plano de proteção e segurança escolar, em atenção aos nossos estudantes e trabalhadores da educação, e principalmente para amenizar as fragilidades no tocante a disseminação de falsas ameaças dentro das escolas. Contamos nessa etapa com total apoio das forças de segurança, mas também precisamos dos professores, diretores, coordenação pedagógica, estudantes e dos pais. As escolas do município já contam com boa estrutura, muros adequados, iluminação, porteiros e instrutores disciplinares, temos em andamento a licitação para o videomonitoramento das unidades escolares e outras medidas que também estão em análise para implementação”, destacou a secretária.

Ainda participaram da reunião, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso, o chefe de gabinete e secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa, a subsecretária de Educação, Cátia Alencar, o assessor técnico Aparecido Freitas e a representante do NTE 11, Evana Ferreira da Silva.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário