Em Barreiras, PPA Participativo da Bacia do Rio Grande reúne centenas de pessoasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de abr. de 2023

Em Barreiras, PPA Participativo da Bacia do Rio Grande reúne centenas de pessoas

 

Representantes dos 14 municípios da Bacia do Rio Grande participaram, nesta terça-feira (11), do encontro territorial do Plano Plurianual (PPA) Participativo, realizado pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). 

O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Barreiras, maior município do território, e reuniu prefeitos, trabalhadores, entidades empresariais, sindicatos e movimentos sociais numa discussão sobre o planejamento das políticas públicas do governo estadual. A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, representou o governador Jerônimo Rodrigues no evento. 

“Esse é o momento mais especial de escuta dos cidadãos e das cidadãs. Todos nós temos que participar. Seja para fazer uma crítica, elogiar, sugerir ou contribuir com ideias. O PPA é um instrumento democrático que nós precisamos aproveitar ao máximo”, afirmou a secretária Jusmari Oliveira, que parabenizou ainda a equipe da Secretaria de Planejamento pela organização e construção coletiva dos encontros. 

Com mais de 469 mil habitantes, a Bacia do Rio Grande responde por 3,1% da população da Bahia, mas com a força da agricultura nos últimos anos a região chegou a um Produto Interno Bruto (PIB) de 17,8 bilhões (dados de 2019), o que corresponde a 6,1% do PIB baiano. Barreiras (158 mil habitantes) e Luís Eduardo Magalhães (92 mil habitantes) são os municípios mais populosos do território. Os dois municípios juntos respondem hoje por mais de 63% do PIB da Bacia do Rio Grande.

Presidente do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia e prefeito de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão, falou sobre a importância do encontro. “A participação de todos nesse ato é fundamental porque somente assim garantimos que o cidadão seja ouvido e possa participar do planejamento, que traga ideias e soluções e possa contribuir efetivamente”, comentou o gestor. 

Representando o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Luciana Ferreira, dos povos Kiriri, afirmou que “o PPA é muito importante para comunidades tradicionais. Nós temos muitas demandas e o plano ajuda a trazer nossas reivindicações para a pauta do dia, fazendo com que sejamos vistos e possamos contribuir”. 

Também participaram do encontro o coordenador geral dos consórcio públicos da Bahia, Cícero Monteiro; a coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), Professora Nilza; o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; além de prefeitos e prefeitas, vereadores e lideranças políticas da região.



 Fonte: Blog Bahia  / Ascom Sedur-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário