Festa Literária Internacional de Barreiras – FLIB 2023 receberá Mostra da Casa de Angola na BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


29 de abr. de 2023

Festa Literária Internacional de Barreiras – FLIB 2023 receberá Mostra da Casa de Angola na Bahia

A 6ª edição da Festa Literária Internacional de Barreiras (Flib), confirmada para o período de 23 a 25 de maio traz como tema “As Literaturas Afro-brasileiras e Africanas: conectando mundos”, reunindo escritores, estudantes, professores, instituições, universidades e sociedade, para conhecer mais sobre a influência das vozes afro-brasileiras e africanas. Com uma vasta programação, o evento literário integra as festividades oficiais do aniversário de Barreiras.

Realizada pela Prefeitura da Capital do Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a FLIB conta com uma curadoria composta pela Secretaria Municipal de Educação, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Núcleo Territorial de Educação (NTE/11), Academia Barreirense de Letras (ABL) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Coroando e evidenciando a influência africana no Brasil que aparece no idioma, na comida, na música, no comportamento e nas manifestações religiosas, a FLIB receberá uma Mostra do Centro Cultural Casa de Angola sediada em Salvador. A curadora da FLIB, profª. Doutora Marilde Queiroz Guedes destaca que durante os três dias de evento, os participantes e visitantes poderão conhecer um pouco da literatura, arte e peças do acervo do Museu Nacional de Antropologia de Angola.

“Estamos felizes em sediar esta mostra da Casa de Angola, país africano de língua portuguesa que tem muito em comum com o Brasil, em grande parte pela herança cultural que compartilham. Essa mostra será imperdível, e além disso, um momento de refletir sobre todas essas similaridades e trazer um pouco mais da literatura africana para o conhecimento dos nossos estudantes”, disse a curadora Marilde Guedes.

A subsecretária de Cultura e Turismo, Emilia Moreno destaca a importância da parceria entre Prefeitura, UNEB e Casa de Angola em Salvador, citando ainda a participação do escritor brasileiro radicado em Angola, Roberto Leal.

“A presença da Casa de Angola e do escritor brasileiro Roberto Leal que fará parte da Conferência de Abertura da FLIB 2023 gera grandes expectativas. Estamos preparando com muito carinho e cuidado cada detalhe da festa literária, baseados na integração e muita cultura com lançamentos de livros, palestras, contações de histórias, exposições literárias, teatro e música”, finalizou a subsecretária.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário