Medidas de controle e prevenção da doença de Chagas são temas de programação nas escolas e unidades de saúde em Barreiras Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de abr. de 2023

Medidas de controle e prevenção da doença de Chagas são temas de programação nas escolas e unidades de saúde em Barreiras 

 

Com a finalidade de alertar sobre a importância de combater a doença de Chagas, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ao longo do mês de abril várias atividades nas escolas municipais e nas unidades de saúde. Na segunda-feira (10), a equipe da Vigilância Epidemiológica (Viep) distribuiu materiais educativos para a rede de Atenção Primária de Saúde, com orientação para a realização de pequenas palestras com pacientes no decorrer do mês.

Já na terça-feira (11), a enfermeira Maria Aparecida Febrônio realizou uma roda de conversa com estudantes e professoras da Escola Municipal Santa Luzia. Na oportunidade, foram apresentados os aspectos clínicos e diagnóstico da doença, as formas de transmissão, período de incubação, o tratamento e medidas de prevenção contra a doença. Nesta quinta-feira (13), foi a vez dos participantes e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), na Morada da Lua, receberem a equipe da Viep.

Nesta sexta-feira (14), em alusão ao Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas, a Secretaria de Saúde realizará um encontro com médicos e enfermeiros da rede de Atenção Primária de Saúde e Regional. Será apresentado a implantação do Protocolo de Assistência, apresentação de fluxos e descentralização da assistência e a inserção da notificação para Chagas crônica.

“Estamos com essa atividade educativa tanto nas Unidades de Saúde, como nas Escolas Municipais de Barreiras, objetivando alertar sobre essa doença que se manifesta de forma aguda ou crônica, compromete o coração, esôfago ou intestino. Uma das formas de controle da doença de Chagas é evitando que o inseto “barbeiro”, que provoca a doença, forme morada dentro ou perto das residências. Dessa maneira, apresentamos quais as formas de prevenção”, pontuou a enfermeira Maria Aparecida.


Fonte: Blog Bahia  /  Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário