Motoristas e Monitores do transporte escolar municipal passam por capacitação e treinamento em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de abr. de 2023

Motoristas e Monitores do transporte escolar municipal passam por capacitação e treinamento em Barreiras

Seguindo com o objetivo de proporcionar mais segurança e proteção nas escolas de Barreiras, na última sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação realizou uma capacitação e treinamento voltado para os motoristas e monitores que atuam no município. O evento que aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho contou com a parceria da empresa GN Locações de Mão de Obra, o Núcleo Territorial de Educação-NTE-11, da Polícia Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e a Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans).

Estiveram presentes na capacitação, os 120 profissionais que atuam diariamente no transporte escolar. No total, são 85 veículos escolares divididos nas 77 rotas distribuídas nas zonas urbana e rural, atendendo crianças, jovens e adultos das escolas municipais e também estaduais. Em sua apresentação de boas-vindas, a subsecretária de Educação, apresentou a temática “Ações Interinstitucionais de Enfrentamento das Ameaças em ambiente escolar”.

“Esse treinamento teve como foco a segurança nas escolas de Barreiras, uma vez que o veículo escolar é uma extensão das escolas, ou seja, é o primeiro local onde o aluno adentra sob a nossa responsabilidade, assim, é impossível falarmos de segurança nas escolas sem pensar no transporte escolar. Todos nós, desde os motoristas, monitores, porteiros, professores e gestores, somos educadores, fazemos parte do dia a dia dessas crianças e jovens, então precisamos estar alinhados com esse novo desafio para a Educação, que é o enfrentamento das ameaças no ambiente escolar. Foi uma manhã proveitosa e a Secretaria de Educação está lado a lado com todos esses profissionais, que são essenciais para a nossa educação municipal”, pontuou Cátia Alencar.

Ainda pela manhã, motoristas e monitores participaram de uma palestra sobre técnicas de segurança no trânsito com o subdiretor e agente de trânsito da Cootrans, Carlos Reis. Já o Ten. Edionildo Teixeira, representando o CPR-O, falou das ações realizadas pela Polícia Militar e demais Forças de Segurança que atuam no município, principalmente no combate às fake news.

Maiara Oliveira atua há mais de dois anos como monitora na comunidade Val da Boa Esperança, e para ela, o encontro foi oportuno e esclarecedor. “Esse é um momento que precisamos de um olhar amplo sobre essas questões que estão acontecendo no espaço escolar em todo país. Foi um momento esclarecedor, principalmente relacionado à orientação e o cuidado com o conteúdo que compartilhamos e acreditamos ser uma informação verdadeira. Esses encontros de bate-papo e capacitações são fundamentais para nós profissionais, que nos sentimos acolhidos e amparados pela gestão”, citou Maiara após conclusão do treinamento.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário