Maio Laranja em Barreiras: Comunidade do Cerradão recebe ações de conscientização no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


18 de mai. de 2023

Maio Laranja em Barreiras: Comunidade do Cerradão recebe ações de conscientização no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 

Evento realizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras

A Campanha Maio Laranja tem como principal objetivo chamar a atenção da população para a importância do envolvimento de todos na prevenção das violências sexuais contra crianças e adolescentes, assim, nesta terça-feira (16), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras realizou ações na comunidade Cerradão, distante cerca de 70 km da sede.

As equipes do Centro de Referência da Assistência Social VI, Proteção Social Básica (PSB) e da Proteção Social Especial (PSE) levaram as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes através de rodas de conversas, debates sobre a temática e orientações. O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro, da subsecretária Maritânia Carvalho e da equipe de trabalho que integra os serviços socioassistenciais de Barreiras.

Conforme a secretária, uma série de atividades estão sendo desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ao longo do mês de maio em comemoração ao Maio Laranja, mês em que se destaca a Campanha Faça Bonito. Entre as atividades realizadas estão oficinas artísticas, atividades lúdicas, palestras, teatro, rodas de conversa e orientações sobre a denúncia e a importância do acolhimento às vítimas.

“Nosso objetivo é difundir informações sobre os sinais de abuso e exploração sexual, orientar sobre os canais de denúncia e mobilizar a sociedade para que não se cale diante desses crimes. Esses espaços têm se mostrado essenciais para a disseminação de informações. É fundamental que todos se envolvam nessa causa, denunciando qualquer forma de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. A denúncia pode ser realizada de forma anônima pelo Disque 100 e pedimos que a sociedade se una a essa campanha e faça parte dessa corrente de proteção às crianças e adolescentes”, destacou Dicíola Baqueiro.

Na sábado (13), equipes da Secretaria de Assistência Social realizaram uma blitz educativa na BR 020 e no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o foco foi ampliar esse alerta sobre a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Faça Bonito – Nesta próxima quinta-feira (18), a Secretaria de Assistência Social e Trabalho integra a Campanha Nacional Faça Bonito, mobilizando e convocando a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Uma caminhada de mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes terá início às 08h, em frente à Câmara de Vereadores, seguindo até o Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário