Prefeitura de LEM divulga datas para inscrição em programa gratuito de Bolsas de Estudo internacionalBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


8 de mai. de 2023

Prefeitura de LEM divulga datas para inscrição em programa gratuito de Bolsas de Estudo internacional

 


A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias municipais de Educação e Governo, informa que as inscrições para o Programa Graduar serão realizadas exclusivamente de forma presencial, nos dias 15 e 16 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório do Centro Municipal de Reforço Escolar, localizado na rua José Cardoso de Lima nº 425, Centro.

A iniciativa vai ofertar Bolsas de Estudos em universidades públicas internacionais ou mantidas por fundações, para pessoas a partir dos 18 anos de idade, que tenham concluído todo o ensino médio em escolas públicas, residam no município há pelo menos dois anos e se enquadrem em outros critérios socioeconômicos, disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do município. Nesta primeira edição serão selecionados cinco estudantes, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado da seleção será publicada a partir do dia 25 de maio de 2023, no site https://sai.io.org.br/ba/luiseduardomagalhaes/site/diariooficial.

Os contemplados no Graduar Internacional farão jus a bolsa de estudo, respeitando o limite anual de US$ 12.000,00 (doze mil dólares americanos) por aluno, que será aplicada para o pagamento de taxas e valores cobrados pela universidade para arcar com todas despesas do estudante no país. A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães também vai arcar com todas as taxas de regularização para o selecionado ingressar no país escolhido.

Inscrições


a)As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente de forma presencial, nos dias 15 e 16 de maio das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório do Centro Municipal de Reforço Escolar, localizado na rua José Cardoso de Lima nº 425, Centro. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os originais ou cópias autenticadas dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de eleitor e último comprovante de votação (ou certidão de quitação eleitoral). Certificado de Reservista (se candidato for do sexo masculino), Histórico escolar do ensino médio, Certificado de conclusão do ensino médio, Comprovantes de despesas e residência, água e luz. Recibo de pagamento do último aluguel ou recibo de financiamento de imóvel (se houver). Comprovação de renda familiar: é necessário comprovar renda de todos os integrantes do grupo familiar acima de 18 anos, Documentos pessoais do Grupo familiar, Certidão de Nascimento, Certidão de casamento/ Declaração de união estável. Cartão do SUS e comprovadamente de inscrição no CadÚnico.

Critérios para participação


Poderão se inscrever no Programa Graduar, os cidadãos que preencham os seguintes requisitos:
- Residentes e domiciliados no município há no mínimo 2 (dois) anos;
- Renda per capita mensal da família seja igual ou inferior  a um salário mínimo;
- Tenham cursado todas as séries do ensino médio em estabelecimentos da rede pública de ensino;
- Não possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outros cursos de ensino superior;
- Não ser beneficiário de qualquer auxilio, programa ou financiamento de fonte pública ou privada que custeie os estudos (FIES, PROUNI, outros);
- O candidato ou candidata deverá ter 18 anos completos, até a data do credenciamento;
- Não possuir antecedentes cíveis e criminais impeditivos.



Fonte: Blog Bahia  / Secom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário